Região Centro acolhe “Portugal Rowing Tour Zêzere 2016” em agosto

Região Centro acolhe “Portugal Rowing Tour Zêzere 2016” em agosto

Categoria Eventos, Explore

 

O “Portugal Rowing Tour Zêzere 2016”, evento que irá decorrer de 11 a 14 de agosto, no Rio Zêzere e conta com a participação de remadores estrangeiros de várias nacionalidades, foi apresentado hoje, no Convento da Sertã Hotel. A conferência de imprensa contou com a presença de Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal (TCP), Cláudia André, vereadora da Câmara Municipal da Sertã, Joaquim de Sousa, presidente da assembleia geral do Ginásio Clube Figueirense e Rute Costa, vice-presidente da direção deste mesmo clube organizador do evento.
Pedro Machado apontou várias razões para o Centro de Portugal se associar ao “Portugal Rowing Tour Zêzere 2016”, destacando uma promoção mais ativa dos produtos turísticos disponíveis e mais maduros, tal como acontece com o Turismo Náutico e as várias modalidades que abrange, nomeadamente e neste caso específico, o remo.

O presidente da TCP revelou ainda a necessidade e o desejo de aumentar o fluxo turístico das localidades situadas mais no interior da região: “Há uma tendência que confirma o crescimento da procura turística na região Centro de Portugal, acima dos dois dígitos. Estamos a crescer em todos os indicadores. Possuímos este produto dentro da oferta turística da Região Centro, num território de baixa densidade, tornando-se por isso fundamental contrariar o fluxo turístico mais intenso que se verifica no litoral. Eventos como estes contribuem para este equilíbrio.”

Pedro Machado salientou, ainda, as excecionais condições destes territórios, que possuem paisagens e recursos naturais fascinantes, tais como, soberbos espelhos de água, rios e ribeiras, excelentes alternativas às praias costeiras.

Foi também salientada a importância das empresas e, por conseguinte, dos empresários deste território e a absoluta necessidade da TCP promover eventos que estimulem negócios criados em zonas geograficamente mais desfavorecidas, mais afastados do litoral, mas com inúmeras potencialidades pelas características únicas que oferecem, nomeadamente e entre muitos outras, pela qualidade dos produtos gastronómicos de excelência que apresentam.

O presidente da TCP destacou, igualmente, a experiência e o profissionalismo da organização do “Portugal Rowing Tour Zêzere 2016”, que garante um domínio técnico necessário nesta área, e auxilia esta entidade regional a estruturar o Turismo Náutico, enquanto produto capaz de impulsionar fluxos turísticos, sempre em salutar parceria com as câmaras municipais, sendo que o turismo resulta incontestavelmente da transversalidade entre os vários setores.

Pedro Machado concluiu sublinhando a duração do “Portugal Rowing Tour Zêzere 2016”, evento que se prolonga por quatro dias, tempo mínimo de permanência de remadores e acompanhantes, o qual vai ao encontro da pretensão estratégica da região Centro de Portugal: alavancar e aumentar a estadia média de quem a visita.