Região de Lisboa assinala Dia Mundial do Turismo com atividades gratuitas

Região de Lisboa assinala Dia Mundial do Turismo com atividades gratuitas

Passeios de barco, provas de vinho, oferta de gerberas, visitas guiadas ao Castelo de Palmela, degustação de produtos regionais e debate sobre a Acessibilidade Universal são algumas das atividades preparadas para celebrar o Dia Mundial do Turismo, a 27 de setembro, na Região de Lisboa, com as comemorações a prolongarem-se durante o fim-de-semana.

O Montijo comemora a efeméride com a oferta de gerberas, já que é o maior produtor desta planta na Península Ibérica, e prolonga os festejos durante o fim de semana. No sábado, dia 1 de outubro, o destaque vai para os produtos regionais e alternativos com as iniciativas “Mercado à Mesa” e “Compro no Mercado”. Já no domingo, dia 2, acontece um Passeio no Tejo, com inscrição gratuita.

Em Palmela, o Dia Mundial do Turismo é celebrado com visitas guiadas ao histórico Castelo de Palmela, entre as 11h e as 16h00 (inscrições gratuitas), e com degustação de tibornas com conserva de sardinha e prova de um vinho, das 10h00 às 19h00, na Casa Mãe da Rota de Vinhos.

O município do Seixal sugere um passeio à vela a bordo do varino “Amoroso”, uma emblemática embarcação tradicional do Tejo, com partida da Gare Marítima da Rocha Conde d’Óbidos em direção ao Seixal para descobrir a sua baía, história e a gastronomia ribeirinha. O programa, que decorre no dia 27, entre as 10h00 e as 16h00, é gratuito e sujeito a inscrição prévia, incluindo também uma visita à Quinta da Fidalga e Oficina de Artes Manuel Cargaleiro.

Por sua vez, no Barreiro a efeméride é assinalada com várias atividades gratuitas como circuitos turísticos, que incluem a visita aos famosos Moinhos de Alburrica – construídos em 1852, na praia fluvial da cidade -, bem como audioguias em passeios de bicicleta.

Já Vila Franca de Xira apresenta, a 27 de setembro, o Programa de Comercialização e Venda dos Produtos das Empresas que operam na Centralidade Arco do Tejo e debate o tema “Turismo para Todos – Promover a Acessibilidade Universal”. Uma iniciativa apoiada pela ERT-RL (Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa), que decorre no Auditório da Fábrica das Palavras, das 09h30 às 12h30.

“À descoberta de Alcochete”, uma visita guiada gratuita ao núcleo antigo, é a proposta da autarquia para assinalar este dia.

Já o Festival de Estátuas Vivas de Sintra 2016, que acontece a 1 e 2 de outubro, é o evento associado às comemorações do Dia Mundial do Turismo. Cerca de 30 artistas irão encarnar personagens baseadas num ambiente romântico, barroco, histórico e de natureza.