Setúbal será a “Cidade Europeia do Desporto” em 2016

Setúbal será a “Cidade Europeia do Desporto” em 2016

Categoria Destinos, Explore

Setúbal será, em 2016, Cidade Europeia do Desporto. Depois de Guimarães (2013), Maia (2014) e Loulé (2015), Setúbal é a quarta cidade portuguesa a ser escolhida pela ACES Europe para receber este título.

A decisão de atribuir o título de Cidade Europeia do Desporto a Setúbal foi revelada por Francesco Lupatelli, presidente da ACES Europe – Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto, que reconheceu o potencial desportivo da cidade. O responsável identificou a Serra da Arrábida, o rio Sado e o mar como locais de excelência para a prática desportiva. O relatório da ACES realçou, ainda, a aposta no “desporto para todos”, promovida pela Câmara Municipal.

Segundo o comunicado, o programa tem já garantido uma prova de apuramento para os Jogos Olímpicos 2016, que terão lugar do Rio de Janeiro, no Brasil. Trata-se da prova de natação em águas abertas “FINA Olympic Marathon Swim Qualifier 2016”, que se realiza a 11 e 12 de junho do próximo ano. A organização ambiciona levar para a cidade sadina outras competições, sobretudo náuticas mas não só, tendo já compromissos com diversas federações de várias modalidades. A realização de uma das etapas da volta a Portugal em bicicleta em Setúbal, 40 anos depois da última realização, será, juntamente com um ultra-trail, outro dos destaques da iniciativa.

Pedro Pina considera que a eleição da cidade é “um desafio em que Setúbal não vai defraudar as expectativas”. O vereador da Cultura e Desporto da Câmara de Setúbal revela, ainda, “que o desporto é um dos pilares da estratégia municipal para tornar a cidade mais atrativa e com mais qualidade de vida”. “O município vai procurar potenciar o vasto património natural do concelho e aproveitar a oportunidade para promover a marca Setúbal além-fronteiras”, conclui o responsável.

A bandeira oficial do evento é entregue já na próxima quarta-feira, 18 de novembro, às 17h00, numa cerimónia que terá lugar no Parlamento Europeu, em Bruxelas.