A experiência na indústria hoteleira, nacional e internacional, por onde passou pelos departamentos de F&B e Animação & Eventos, levou João Freitas a querer melhorar a experiência de lazer oferecida nas unidades hoteleiras aos seus clientes. E assim surgiu, em 2012, a Smilecatch, “um projeto bem definido que sabe como rentabilizar a estadia do cliente na unidade hoteleira, aproveitando ao máximo todas as áreas de lazer disponíveis”, explica-nos o seu sócio-gerente.
Entendendo a animação hoteleira como um investimento a longo prazo e uma estratégia de lucro, não como um centro de estudos, a empresa proporciona aqui serviços de planeamento de programas, recursos humanos e materiais, comunicação e promoção, desenvolvimento de instalações e contratação de artistas. No que diz respeito aos eventos, e para “rentabilizar baixas temporadas” a Smilecatch participa no planeamento, produção e comercialização dos mesmos. Por fim, na área dos “guest services”, investindo na tecnologia e recursos humanos, o cliente pode contar com serviços de babysitting, “guest relations” e “destination concierge”.
A grande aposta da Smilecatch passa por “estudar as necessidades específicas de cada segmento e, através da inovação, qualidade e tecnologia, proporcionar experiências únicas que diferenciem e posicionem o seu serviço ou produto turístico”, garante João Freitas.
E a confirmar a confiança dos clientes estão alguns hotéis com os quais a Smilecatch está a trabalhar ou já trabalhou recentemente. É o caso da unidade Vidamar Algarve Resorts, onde é responsável pela seleção e contratação de artistas, planeamento de programas de animação, entre outros serviços. A empresa já trabalhou também com as unidades Agua Hotels Riverside e Vale da Lapa. Mais recentes são clientes como o Hotel Viking, Hotel Delfim, Hotel Alvor Praia, Hotel Vila Sol e Hotel D. João, para os quais faz planeamento de programa infantil e toda a produção de espetáculos infantis, entre outros serviços.