A partir de 1 de julho a TAP vai criar com voos diários voos entre Lisboa e Vigo, “decisão que não tem qualquer relação com a operação entre Lisboa e o Porto”, explica a companhia aérea em comunicado. Segundo a TAP, “trata-se exclusivamente de atender um tráfego com alguma expressão da Galiza, especialmente de negócios, que não utiliza atualmente os nossos serviços via Porto e que por não existir a diversidade, o tipo de destinos e frequências disponíveis no aeroporto Sá Carneiro utilizam o “hub” de Madrid, para o qual existe uma dezena de voos diários. Trata-se de uma oferta de 70 lugares diários que não tem qualquer impacto na operação do aeroporto Sá Carneiro”.
No que respeita à ponte aérea entre o Porto e Lisboa, e que será inaugurada a 27 de março, a TAP esclarece que será um serviço “equivalente ao existente em diversos países”, onde se ligam com este conceito as principais cidades, como é o caso de Madrid e Barcelona, Roma e Milão, Innsbruck e Viena, Zurique e Genebra, Rio de Janeiro e S. Paulo, et
A Ponte Aérea será servida por 18 frequências diárias. Entre o Porto e Lisboa haverá voos entre as 05.30 e as 21.30h e em sentido inverso entre as 06.00 e as 22.25h, garantindo-se, desta forma, uma conetividade total entre toda a rede da TAP, deixando em definitivo de haver esperas prolongadas entre voos. Na Ponte Aérea serão utilizados em regra quatro ATR72 com capacidade para 70 lugares, muito confortáveis, sendo o tempo de voo praticamente igual ao dos aviões atualmente utilizados nesta rota. Em determinados horários com maior procura serão utilizados Airbus da família A320 e, pontualmente, poderão ainda operar os novos Embraer190.
No mesmo documento, a TAP explica que “a designação da TAP Express será apenas uma marca comercial. A TAP continua a ser o transportador, responsável pela comercialização do produto e perante as entidades nacionais e internacionais, e a PGA e a OMNI os operadores, utilizando o sistema de ACMI (Aircraft, Crew, Maintenance e Assurance)”.
A PGA continuará a existir como companhia do Grupo TAP, como acontece desde 2007. No conjunto da operação da TAP no aeroporto do Porto durante o próximo período IATA (final de março a final de outubro) a TAP terá um total de 13.563 voos contra 13.321 do ano anterior.
Confirma-se ainda que foram canceladas rotas com partida do Porto para quatro cidades europeias. Não obstante as boas taxas de ocupação os custos da operação dessas rotas não permitem atualmente a rentabilidade da sua operação. Com efeito estas quatro rotas, significam para a TAP um prejuízo 8.020 milhões de euros.