Pela primeira vez, as 22 estâncias termais da região centro de Portugal, representadas pela marca Termas Centro, vão estar estar presentes na Termatália, que decorre de 20 a 23 de setembro, em Ourense.
A 17ª edição desta feira internacional dedicada ao turismo termal, saúde e bem-estar, tem como objetivo reunir profissionais de diversos países e promover a partilha de informação e de experiências, de forma a dinamizar o setor a nível internacional. Durante estes dias, os participantes vão poder assistir ao II Simpósio Internacional sobre Termalismo e Qualidade de Vida, visitar os diversos stands em exposição na feira ou visitar centros termais da Galiza e norte de Portugal.
O novo produto turístico Termas Saúde e Bem-Estar & Aldeias Históricas, apresentado na última edição da Bolsa de Turismo de Lisboa, volta a estar em destaque na Termatália. Para além da presença na feira, as Termas Centro vão participar ainda no Simpósio, no dia 22, para debater o tema Marketing e Comercialização de destinos de turismo de saúde e bem-estar em Espanha e Portugal.
Em comunicado, os responsáveis pelas Termas Centro, cujo promotor líder é a Associação das Termas de Portugal – Delegação Centro, realçam o “objetivo reforçar a competitividade turística das estâncias termais, através de uma lógica de trabalho em rede, com produtos adaptados a diferentes targets”.
Com o objetivo de potenciar o crescimento da competitividade das estâncias termais, tanto no mercado nacional como internacional, já foi anunciada este ano uma parceria entre as Termas Centro, a Universidade da Beira Interior e a Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, para a coordenação de dois projetos de investigação que pretendem caracterizar e aprofundar o potencial terapêutico das águas termais da região Centro. Para a dinamização dos territórios, foi também lançado este ano um ciclo de eventos, com atividades gratuitas para as famílias, que pretendem promover experiências locais e termais.