Terminal de Cruzeiros de Leixões entre os 5 mais votados para ‘Edifício do Ano 2017’

Terminal de Cruzeiros de Leixões entre os 5 mais votados para ‘Edifício do Ano 2017’

Categoria Business, Empresas

O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões acaba de passar à segunda fase da prestigiada distinção internacional do site de arquitetura ArchDaily, estando nos cinco mais votados para ‘Edifício do Ano 2017’, na categoria melhor edifício público, anuncia hoje a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo – APDL.

Entre os 3 mil edifícios a votação nas 16 categorias, o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões mereceu lugar entre os 5 mais votados na sua categoria, permanecendo numa votação que vai determinar os vencedores a 7 de fevereiro.

Em comunicado, a APDL refere ainda que “a votação em curso depende do público e o facto do Terminal de Cruzeiros se manter em jogo, entre 3 mil edifícios de todo o mundo, contribuí em larga escala para a projeção do Porto de Leixões e, consequentemente, da região a nível internacional”. Recorda-se que o prémio ‘Building of the Year’ decorre há 8 anos consecutivos e pretende distinguir os melhores projetos arquitectónicos ao nível mundial.

O Terminal de Cruzeiros de Leixões é da autoria de Luís Pedro Silva e tem vindo a somar reconhecimentos, desde o título de ‘Melhor Porto do Ano’, pela Seatrade Awards 2015, a distinção da ‘AZAwards’, prestigiada competição canadiana que todos os anos elege o que de melhor se faz no mundo da arquitetura e design contemporâneo, ou, ainda, a classificação como ‘Melhor projeto público’ pelos prémios da Revista Construir.