TNSJ e Mosteiro de São Bento da Vitória de portas abertas este verão

TNSJ e Mosteiro de São Bento da Vitória de portas abertas este verão

Enquanto não é revelada a programação teatral para a temporada 2016/2017 e as temperaturas altas convidam a passeios pelas ruas da cidade do Porto, já bastante frequentadas por turistas, o Teatro Nacional São João (TNSJ) e o Mosteiro de São Bento da Vitória (MSBV) continuam de portas abertas durante o mês de agosto.

Dedicadas a todos aqueles que queiram conhecer melhor os segredos de duas instituições emblemáticas da cidade Invicta, as visitas guiadas promovidas pelo TNSJ nos dois edifícios realizam-se em português, com tradução (disponíveis em áudio-guias) em inglês, francês e espanhol. A iniciativa tem como objetivo a promoção cultural da atividade dos espaços geridos pelo TNSJ – cujos espetáculos são maioritariamente legendados em inglês – e constitui uma oportunidade única para que portugueses e estrangeiros conheçam os bastidores por detrás do pano.

Desde o início das visitas, o Teatro Nacional São João já recebeu mais de 2.500 visitantes, sendo a sua maior parte estrangeiros de países como França, Espanha e Brasil. A visita guiada ao edifício propõe uma “viagem” pelos bastidores “escondidos” ao espectador habitual, bem como conhecer as lendas, os figurinos e as histórias dos espaços e dos vários artistas que já percorreram os corredores da instituição. A iniciativa decorre de terça-feira a sábado, às 12h30. O preço de entrada é de cinco euros, sendo que as crianças até aos 10 anos têm entrada gratuita desde que acompanhadas por adultos.

No final do ano passado, também o Mosteiro de São Bento da Vitória – cujo Claustro Nobre está, desde 2007, a cargo do TNSJ – abriu as suas portas a visitas guiadas diárias e permanentes para responder à intensa procura por parte dos turistas. O MSBV foi um dos edifícios religiosos mais importantes da cidade, e a grande obra arquitetónica da Ordem de São Bento no Porto, tendo sido classificado como Monumento Nacional, em 1977. As visitas guiadas, que já somam mais de meio milhar de visitantes, acontecem de segunda a sexta-feira, às 12h00. O preço é de três euros por pessoa com entrada gratuita para crianças até aos 10 anos, desde que acompanhadas por adultos.