Turismo de Lisboa aposta na melhoria da experiência turística em Belém

Turismo de Lisboa aposta na melhoria da experiência turística em Belém

A Associação Turismo de Lisboa assinalou o Dia Mundial do Turismo, dia 27 de setembro, com a implementação de um projeto de melhoria da experiência turística em Belém, através da abertura de dois novos postos de turismo no Jardim Vasco da Gama, junto ao Mosteiro de Jerónimos, e no Jardim da Torre de Belém, e da inauguração do circuito turístico “Belém Monumental”.

Os novos postos do turismo visam proporcionar uma melhor e mais equilibrada utilização da zona de Belém/Ajuda e da sua oferta cultural, incluindo a desconcentração de bilheteiras e o estímulo à utilização mais equilibrada dos diversos equipamentos. Assim, além de prestarem apoio aos visitantes e fornecerem informações turísticas sobre a zona e sobre a cidade e a região de Lisboa, possibilitam a compra de bilhetes para os diversos museus e monumentos da zona, resultado de uma colaboração celebrada entre a Associação Turismo de Lisboa e a Direção Geral do Património. Espera-se que, desta forma, seja aliviada a sobrecarga das bilheteiras do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém e, ao mesmo tempo, seja estimulada a visita a outros equipamentos menos procurados.

Estes equipamentos integram-se na área monumental onde estão inseridos como peças de mobiliário urbano exclusivas, interferindo o mínimo na visibilidade sobre o património. Desta forma, cada equipamento apresenta dois momentos: fechado, em que constitui um paralelepípedo em espelho que reflete em todas as faces a área envolvente, e aberto, onde uma das faces se abre sobre o balcão, revelando o interior onde a cor é a protagonista. Ambos dispõem de uma instalação sanitária de uso público, acessível a utentes com mobilidade condicionada.

O projeto integra também o novo circuito turístico “Belém Monumental”, que iniciou ontem, no Dia Mundial do Turismo, cujo percurso considera os principais monumentos de Belém e Ajuda, incluindo o recém-inaugurado Experiência Pilar 7 – Centro Interpretativo da Ponte 25 de Abril. Com partida no Pilar 7, na Avenida da Índia, realiza-se todos os dias, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas. Contempla o MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, Padrão dos Descobrimentos, Museu de Arte Popular, Torre de Belém, Museu de Marinha, Planetário, Centro Cultural de Belém, Mosteiro dos Jerónimos, Museu Nacional de Arqueologia, Museu Nacional de Etnologia, Palácio Nacional da Ajuda e Museu Nacional dos Coches.

Os bilhetes para este novo circuito podem ser adquiridos em todos os postos de turismo de Lisboa e balcões Cityrama. Com o valor de cinco euros, o bilhete é válido para 24 horas, e os passageiros podem, nesse período, entrar e sair livremente em qualquer das paragens, devidamente identificadas, localizadas junto aos principais monumentos da zona de Belém e Ajuda.