Como já foi ontem anunciado pela Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, Portugal irá reforçar em 25% o seu investimento em promoção no mercado espanhol. Ao Ambitur.pt, à margem da Fitur, o presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim de Figueiredo, detalhou que a verba disponível será de 3,6 milhões de euros e que, dentro do plano de ações direcionado a este mercado, haverá um foco significativo em duas áreas: “na comunicação aumentámos quase 40% e nas promoções regionais que as ARPT´s fazem em conjunto connosco os aumentos são de 30%. Depois há outros que se mantêm estáveis como a presença em feiras, por exemplo, portanto na globalidade é os tais 25% mas item a item temos diferenças”.
Segundo João Cotrim de Figueiredo, “mais do que o aumento quantitativo do investimento financeiro que é feito no mercado espanhol, estamos muito entusiasmados com a possibilidade desse investimento ser muito mais repercutido, muito mais eficaz do que os investimentos que fazíamos no passado, porque embora estejamos a investir mais dinheiro, essencialmente nas mesmas linhas de promoção que já tínhamos, elas estão, do ponto de vista qualitativo, um bocadinho diferentes”. E exemplo disso é a comunicação. De acordo com o presidente do Turismo de Portugal, “a comunicação, que é já há uns anos exclusivamente online, tem correspondido a uma curva de aprendizagem muito rápida e portanto aquilo que estamos a pensar fazer para 2016, a nível da comunicação online, é recorrer a ferramentas e a monitorizações muito mais sofisticadas do que no passado, o que vai produzir aquilo que é o «cálice sagrado» da promoção, que é o aumento da taxa de conversão, ou seja, por cada um dos consumidores/turistas que é contactado, uma percentagem cada vez maior que acabe por reservar efetivamente viagens para Portugal”.
Estas novas ferramentas vão estar disponíveis para todos os mercados, no entanto, alerta o responsável, “no mercado espanhol é particularmente evidente porque é o mercado que tem mais pessoas e o aumento de taxa de conversão vai sentir-se muito mais.”