Turismo de Portugal promove Centenário de Fátima em 2017

Turismo de Portugal promove Centenário de Fátima em 2017

Categoria Agenda, Inside

Em 2017, Portugal celebra o centenário da aparição de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos, facto que desencadeou a devoção de milhares de fiéis e a criação do mundialmente conhecido Santuário de Fátima.

Para assinalar esta data, que vai contar com a presença do Papa Francisco em visita oficial à cidade, estão já agendadas uma série de iniciativas para receber visitantes de todo o mundo. O governo português promove Fátima como um destino religioso em diversos países do mundo, entre eles o Brasil.

“Queremos apresentar Fátima e fazer com que os brasileiros vejam esta região como um destino religioso muito importante, que deve ser visitado pelo menos uma vez na vida. Teremos uma programação extensa, não só em maio, quando se comemora o centenário da aparição de Nossa Senhora, mas também durante todo o ano de 2017″, afirma Ana Mendes Godinho, Secretaria de Estado do Turismo de Portugal.

“A presença do Papa Francisco reforça a imagem de Portugal como um destino religioso importante. O turismo religioso atrai 3,3 milhões de visitantes anualmente, número importante que ainda deve crescer”, conclui a Secretária.

Entre as diversas propostas já agendadas, destaque para os Caminhos de Fátima, onde se incluem quatro percursos diferentes: o Caminho do Tejo que se inicia em Lisboa e tem 141 quilómetros; o Caminho do Norte que parte de Santiago de Compostela, em Espanha ou de Valença e Porto, em Portugal, o Caminho da Nazaré, que parte da Nazaré; e o Caminho do Mar, que terá como pontos de partida Estoril e Cascais.

Para além disso, será também realizado um filme em animação sobre o Centenário de Fátima, que deverá ser distribuído também no Brasil em 2017. “Este filme é muito inovador e mostra que Portugal deixou de ser um destino envelhecido para se tornar um país inovador. Também mostramos ao mercado brasileiro a qualidade de nossas atrações já comprovadas pelo grande número de prémios na área do turismo que recebemos este ano”, afirmou a Secretária de Estado do Turismo de Portugal.

A previsão é a de que o filme possa ser exibido em todo o mundo, com estreia marcada para o fim de Centenário como tributo aos 100 anos das Aparições de Fátima.