Vila Galé Porto Ribeira abre como novo conceito de hotel de cidade (Fotogaleria)

Vila Galé Porto Ribeira abre como novo conceito de hotel de cidade (Fotogaleria)

Através de um conceito de “paper free”, o grupo hoteleiro Vila Galé acaba de abrir o Vila Galé Porto Ribeira, um hotel de charme localizado no Cais das Pedras, na zona ribeirinha do Porto, naquela que é a segunda unidade da grupo na cidade Invicta.

O conceito pioneiro que caracteriza a nova unidade hoteleira faz com que o funcionamento desta se proceda sem se recorrer ao uso de papel, nomeadamente pela utilização de soluções mobile, com recurso a tablets, smartphones, mas também aos televisores dos quartos e através da internet e do correio eletrónico.

Neste sentido, o tradicional check in é feito através de tablets, que permitem também consultar preçários, conhecer promoções ou preencher os questionários de satisfação. Nos quartos, a informação que habitualmente está disponível em papel, passa a ser apresentada através da TV, num portal com conteúdos exclusivo, desenvolvido pelo sistema Pro:Centric. Todas as ementas estão online, numa página criada para o efeito, e podem ser consultadas através do smartphone. A recolha de assinaturas e validação de documentos, a apresentação de contas e a entrega de faturas é feita eletronicamente

Aberto a 1 de outubro, o novo hotel destaca-se também pela sua decoração, nomeadamente pelo tema principal que percorre este espaço: a pintura. Desta forma, desde o Renascimento à época contemporânea, os corredores de cada piso explicam de forma sucinta várias das correntes artísticas na pintura. Do Naturalismo, à Pop Art, passando pelo Surrealismo ou pelo Cubismo, os corredores deste hotel podem ser uma verdadeira forma de aprendizagem e enriquecimento. Por sua vez, cada quarto do hotel apresenta um pintor diferente, de variadas correntes pitorescas.

Bernardo Mesquita, diretor de operações do grupo Vila Galé, explica, em declarações à imprensa, que este hotel surge um pouco “fora da caixa” e no conceito  “paper free”. “É o Vila Galé que não tem spa, que não tem salas de reuniões mas é o hotel Vila Galé que aproxima gerações e que é um ponto de encontro, através da proximidade e do convívio”. O responsável considera ainda que a nova unidade pode ser vista numa perspetiva “mais moderna do hotel de cidade”, admitindo ser este “um tubo de ensaio que tem em perspetiva as próximas aberturas do grupo”.

Na nova unidade há ainda um bar lounge chamado Almada Negreiros, que fica no primeiro piso e que está aberto das 7 horas à meia-noite. Entre as 7 horas e as 11 horas é aqui que são servidos os pequenos-almoços, em regime buffet. Nas quintas, sextas e sábado, o Vila Galé quer dinamizar as noites com concertos de música. Aberto ao público o espaço, oferece uma carta com snacks – sanduíches, tostas, wraps, saladas, tábuas de queijo e enchidos – com assinatura do chef executivo da Vila Galé, Francisco Ferreira, a par de uma carta de bebidas com gins, vinhos, licores, whiskies, cervejas e cocktails. Garagem, lavandaria, acessos para pessoas com mobilidade reduzida e receção 24 horas são outros dos serviços disponíveis no Vila Galé Porto Ribeira.

Natália Oliveira, diretora da unidade, revela também que desde a abertura, o hotel já contou com dias de ocuapção máxima, sendo que esperam ter um impacto no cliente corporate e no público estrangeiro que visita a cidade. “A sua localização vai contribuir para essa ocupação. Por agora estamos a fazer um apanhado de novas parcerias para se estabeleceram nesta unidade. De momento, estamos a recorrer ao histórico do grupo, em termos do Vila Galé Porto”, realçando a aposta direcionada para o turismo à volta do vinho do Porto, dos passeios no rio Douro, mas também pelos Museus e espaços a visitar naquela zona do Porto.

Relativamente a números, o Vila Galé Porto Ribeira resulta da reabilitação de quatro imóveis, num investimento de cerca de cinco milhões de euros. O hotel conta com 65 quartos, com apenas duas tipologias: standard e vista rio. Os preços por noite rondam os 150€ (quarto standard) e terminam nos 180€ (vista rio). Nesta fase, a nova unidade vai criar 20 postos de trabalho. Neste sentido, o novo hotel está mais vocacionado para casais e não tanto para famílias.

O Vila Galé Porto Ribeira é o 28º hotel da rede, que conta agora com 21 hotéis em Portugal – três na região norte do país – e sete no Brasil. Atualmente, o grupo está a desenvolver outros cinco projetos: o Vila Galé Sintra, o Vila Galé Braga, o Vila Galé Elvas e o Vila Galé Serra da Estrela e ainda um resort em Touros, no Brasil, todos com aberturas previstas ao longo de 2018.

Ricardo Ramos Gonçalves, no Porto, a convite da Vila Galé