Volta Nacional: “Aeroportos de Lisboa vão custar até 600 milhões”

Volta Nacional: “Aeroportos de Lisboa vão custar até 600 milhões”

O Jornal Económico
“Aeroportos de Lisboa vão custar até 600 milhões”
A solução para o novo aeroporto de Lisboa, complementar ao atual aeroporto Humberto Delgado, poderá implicar um investimento global que, no máximo, poderá atingir cerca de 600 milhões de euros, a aplicar nas duas infraestruturas nos próximos cinco a dez anos, apurou o Jornal Económico junto de fontes ligadas ao processo. De forma surpreendente, mais de metade desse investimento deverá ser aplicado na reformulação do atual aeroporto Humberto Delgado.

“Humberto Delgado vai ter plataforma central para voos intercontinentais”
O aeroporto Humberto Delgado vai sofrer fortes remodelações para se adaptar cada vez mais às funções de hub (plataforma de distribuição) entre a Europa, a África, a América do Sul e a América do Norte, com os destinos da Ásia à espreita. O investimento pode oscilar entre os 250 e os 350 milhões de euros, apurou o Jornal Económico.

“Portugal já é o segundo maior mercado para a Transavia”
A companhia aérea low cost Transavia, pertencente ao Grupo Air France-KLM, já tem em Portugal o segundo maior mercado de passageiros a nível global, a seguir a Espanha. Os dados ainda não estão fechados em relação ao ano passado, mas a Transavia deverá ter transportado cerca de dois milhões de passageiros de e para os aeroportos nacionais.

“Ombria Resort no Algarve vai finalmente arrancar”
Localizado a cerca de oito quilómetros a norte de Loulé, no Algarve, o Ombria Resort será um dos maiores empreendimentos turísticos e imobiliários a construir em Portugal nos próximos anos. Depois de décadas de espera, o projeto tem finalmente luz verde para arrancar com as obras.

Diário de Notícias
“Neste festival infantil de cinema as sessões para bebés são à borla”
O cinema São Jorge recebe este fim de semana e no próximo o Play, dirigido a bebés e crianças até aos treze anos. No cartaz, filmes que fogem dos grandes estúdios.

Vida Económica

“Douro navegável apresenta projeto de 59 milhões”
A APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo apresentou esta semana ao CEF-T 2016 a candidatura da terceira e última fase do projeto Douro’s Inland Waterway, no valor de 59 milhões de euros.

“Algarve vai ter mais 23 hotéis”
O segmento turístico no Algarve continua a ser alvo de interesse, com uma carteira de 23 novos projetos hoteleiros previstos para a região. Os dados são avançados pela Confidencial Imobiliário no âmbito da análise dos pré-certificados energéticos emitidos pela ADENE em 2015 e 2016, os quais permitem perceber as intenções de investimento em desenvolvimento imobiliário.

“Mota-Engil obtém contrato e mil milhões de dólares na Tanzânia”
A Mota-Engil garantiu a adjudicação de um contrato na Tanzânia, num valor total de mais de mil milhões de dólares. A operação vai decorrer numa parceria em partes iguais com o grupo turco Yapi Merkezi. O projeto “design & build” consiste na construção de um troço da linha férrea que ligará a capital do país aos vizinhos Ruanda e Burundi.

“MSC duplica número de escalas em Portugal”
A MSC Portugal duplicou, em seis anos, o número total de navios a escalarem os portos nacionais. No ano passado, fizeram escala 934 navios. Destaque ainda para o desempenho da MSC Terminal do Entroncamento, com um total de 1550 comboios operados e um crescimento na ordem dos 160% em termos de contentores.

“Lisboa começa o ano com mais cruzeiros”
O Porto de Lisboa começou o ano de 2017 com mais escalas e mais passageiros de navios de cruzeiro, de acordo com dados da Administração do Porto de Lisboa. Assim, no passado mês de janeiro, o número de escalas registou um crescimento de 50%, em termos homólogos, para um total de 12.

“Air France vai ter dois voos semanais para Malé”
A Air France oferece, a partir de 1 dee novembro de 2017, dois voos semanais para Malé, a capital das Maldivas, com partidas de Paris-Charles de Gaulle.

“Bruxelas quer potenciar financiamento de projetos de infaestruturas de transportes”
A Comissão Europeia lançou novo convite à apresentação de propostas para combinar o Mecanismo Interligar a Europa com outras fontes de financiamento, incluindo o Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos, que pretende combinar mil milhões de euros de subvenções com financiamento proveniente de entidades financeiras públicas, do setor privado e, pela primeira vez, do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos.

Jornal de Notícias
“Fátima espera um milhão na visita do Papa”
Será um recorde de presenças em Fátima, numa só peregrinação, caso se confirmem as estimativas avançadas ontem pelo presidente da Câmara Municipal de Ourém, Paulo Fonseca, que espera ter na Cova da Iria “cerca de um milhão de pessoas” na próxima peregrinação aniversária de 12 e 13 de maio, que será presidida pelo Papa Francisco.

“TAP sobe 9% no Porto e regista recorde mensal de passageiros”
A operação global da TAP no Porto subiu 9% em janeiro, face a igual mês de 2016, o que engloba todos os voos com partida do Aeroporto Sá Carneiro e destino nacional, europeu e intercontinental, revelou a companhia aérea, no mesmo dia em que divulgou um recorde de passageiros no arranque do ano.

“Aveiro: BE propõe medidas urgentes para repor oferta de transportes”
O Bloco de Esquerda (BE) de Aveiro anunciou ontem que vai propor na Assembleia Municipal “medidas urgentes” para repor a oferta de transportes públicos no concelho.

Público
“Ministro nega atraso em relação ao projeto do Montijo”
O ministro do Planeamento e das Infra-Estruturas garantiu ontem que “não há adiamento de natureza nenhuma” em relação ao projeto do novo aeroporto no Montijo, apesar do relatório sobre o impacto da migração de aves.

“Câmara de Lisboa não descarta parques grátis para quem anda de transportes públicos”
Os parques de estacionamento nos limites geográficos de Lisboa podem mesmo vir a ser gratuitos para quem tenha bilhete ou passe de transportes públicos. A câmara municipal comprometeu-se esta quinta-feira a avaliar essa possibilidade e garante que os resultados do estudo serão apresentados brevemente.

“Avenida Paulista leva novos sons brasileiros ao palco do São Luiz”
Em duas noites consecutivas, Avenida Paulista levará ao palco do São Luiz, em Lisboa, cinco vozes brasileiras: Momo, Dom La Nena, Márcia Castro, Mariana Aydar e Dani Black. Sexta e sábado, às 21 horas.

Correio da Manhã
“Passadiços do Paiva em abril”
O troço dos Passadiços do Paiva que foi destruído pelo incêndi de Arouca a 8 de agosto de 2016 deverá reabrir ao público em abril, após obras de reparação.

“Estrada da Geira integra Caminhos”
A Estrada da Geira, via rodoviária que desde há 2 mil anos liga braga a Astorga, integra desde hoje a rede jacobeia dos caminhos de Santiago.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.