Volta Nacional: “Chegar ao Montijo vai custar oito euros”

Volta Nacional: “Chegar ao Montijo vai custar oito euros”

Correio da Manhã
“Chegar ao Montijo vai custar oito euros”
A solução Portela + Montijo é, segundo um estudo da Autoridade Nacional da Aviação Civil, a “mais atrativa”, como resposta ao limite da capacidade do Aeroporto de Lisboa. Se a opção vingar, serão necessárias alternativas de acessibilidades. O estudo estima que o custo de transporte entre o Montijo e o centro da cidade – referência para o cálculo – seja de 7,9 euros e o tempo médio de deslocação de 37 minutos.

“Feira do Queijo regressa a Serpa”
A cidade de Serpa recebe a feira do Queijo do Alentejo, de 24 a 26 de fevereiro. O evento estende-se ainda a 16 restaurantes com pratos confecionados com queijo.

Jornal de Negócios
“Receitas turísticas crescem 10,7% e atingem 12.680 milhões”
As receitas turísticas em Portugal aumentaram 10,7% em 2016 face ao ano anterior, ultrapassando os 12.600 milhões de euros, segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal e citados pela Secretaria de Estado do Turismo.

Jornal de Notícias
“Jornalistas contra regras do aeroporto”
A ANA – Aeroportos de Portugal e o Sindicato dos Jornalistas reúnem amanhã, a propósito das exigências feitas por aquela empresa aos jornalistas quando estes pretenderem fazer reportagens no aeroporto de Lisboa. Uma delas é mostrar previamente as peças.

“STCP pode ter veículo elétrico ainda este ano”
O primeiro autocarro elétrico da STCP pode entrar em funções ainda este ano, adiantou ontem o presidente da empresa, Jorge Delgado referiu que o concurso para a compra de 28 veículos a gás e 15 elétricos será lançado no próximo mês e que a renovação da frota ficará completa em 2019. O autocarro elétrico eBus pode ser dos futuros veículos da STCP.

“Taxas para o aeroporto em preparação”
As câmaras da Maia, de Matosinhos e de Vila do Conde estão a preparar o regulamento das taxas a cobrar ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro. O objetivo é obter compensações pelos constrangimentos decorrentes do funcionamento do equipamento que ocupa o território dos três concelhos (80% na Maia, os restantes 20% distribuídos por Matosinhos e Vila do Conde).

“Novo caminho ligará Carvalhas ao metro”
A Câmara de Matosinhos vai construir uma ligação pedonal da estação de Esposade ao lugar da Carvalhas, em Custóias. Segundo a proposta que hoje será votada em reunião do Executivo, o acesso custará 151 mil euros e a despesa será dividida entre o município, que pagará um terço, e a Metro do Porto, que suportará os restantes dois terços.

“Nova interface com capacidade para 30 autocarros”
O Terminal Intermodal de Campanhã, no Porto, com início de obra previsto para o próximo ano, terá capacidade para acolher 30 autocarros em simultâneo.

“Tabuaço: valorização do azeite duriense”
Autarquias, olivicultores e associações do setor deram ontem, em Tabuaço, o primeiro passo para criação da primeira Denominação de Origem Protegida (DOP) para o azeite produzido na região do Douro.

Diário de Notícias
“Ferrovia 2020 arranca com 58 milhões de investimento”
Os primeiros seis projetos do Plano para a requalificação da Rede Ferroviária Nacional já arrancaram. Entre eletrificação de linhas, construção de subestações ou trabalhos de sinalização, a Infraestruturas de Portugal já está a executar empreitadas num valor global de 58 milhões de euros, mostram dados cedidos ao DN/Dinheiro Vivo.

Público
“O MAAT «foi feito muito depressa», por isso volta às obras antes da reabertura”
A um mês da reabertura, o Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia está novamente em obras. Dezenas de azulejos foram retirados durante a passada semana e estão agora a ser recolocados. Grande parte da escadaria à entrada do museu também foi levantada.

“Montijo: estudo alerta para risco de dependências das low cost
O estudo encomendado pela Autoridade Nacional de Aviação Civil à consultora Roland Berger aponta para os perigos que pode trazer a solução escolhida pelo Governo para fazer face aos actuais constrangimentos de capacidade aeroportuária da região de Lisboa: a opção por um aeroporto complementar ao aeroporto Humberto Delgado só funciona se ele for competitivo para atrair as companhias de aviação low cost.

“PS quer saber se há concertação entre TAP e easyJet”
O líder do PS/Madeira e deputado na Assembleia da República, Carlos Pereira, afirmou ontem, no Funchal, que é “absolutamente essencial” verificar se há concertação de preço entre as companhias aéreas TAP e easyJet na rota Madeira-Continente.

“Conímbriga: um museu nacional que antes de ser já o era”
Ainda falta o parecer do Conselho Nacional de Cultura, mas a decisão política já está tomada: o Museu Monográfico de Conímbriga vai ser nacional. O ministro da Cultura anunciou a decisão esta segunda-feira no programa da RTP, “Bom Dia Portugal”, e confirmou-a depois ao Público. “É da mais elementar justiça avançar com esta classificação, num museu que é uma referência absolutamente exemplar, um paradigma do património arqueológico mas também da investigação científica neste domínio em Portugal”, justifica Luís Filipe Castro Mendes.

“Menina e Moça, uma livraria-bar no coração da boémia lisboeta”
Entrar na Menina e Moça, a nova livraria-bar do Cais do Sodré, é ser convidado a rever velhos amigos e a travar conhecimento com novos – uns feitos de papel, outros de carne e osso –, enquanto tomamos um café ou beberricamos um copo de vinho. O espaço agora inaugurado na Rua Nova do Carvalho, em Lisboa, tem como regra única a língua portuguesa e quer aproximá-la de lisboetas e estrangeiros.

Jornal i
“Hotéis Tivoli com lucros de 70 milhões”
Os donos tailandeses dos hotéis que pertenciam ao universo Espírito Santo lucraram em Portugal 2588 milhões de bahts tailandeses (69,6 milhões e euros à cotação atual), que comparam com os 60,73 milhões de euro de resultado líquido oriundo da operação na Tailândia.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.