Volta Nacional: “Este ano houve mais de 300 autos por violação das restrições aos tuk tuk em Lisboa”

Volta Nacional: “Este ano houve mais de 300 autos por violação das restrições aos tuk tuk em Lisboa”

Negócios

“Turistas empurram famílias para fora de Lisboa”
Mais casas, mais caras. O regresso do crédito à habitação está a fazer muitos portugueses voltarem à sua primeira opção, a compra. A reduzida oferta nos centros das cidades, agora focada no alojamento turístico, obriga-os a ir para a periferia. O arrendamento perde força.

Público
“Dois hotéis algarvios “só para adultos” processados por discriminarem crianças”
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou processos de contra-ordenação contra os responsáveis de dois hotéis no Algarve, um situado em Alvor e outro em Albufeira, por proibirem o acesso e a permanência de crianças. No site de um destes hotéis, quando alguém tentava marcar uma reserva para um menor de 18 anos, era impedido de o fazer e aparecia o aviso “adults only” (“só para adultos”), adiantou ao PÚBLICO Ana Maria Oliveira, inspectora-chefe da Divisão de Informação Pública da ASAE. A queixa sobre o hotel de Alvor foi efetuada no fim de Julho e a relativa ao de Albufeira foi apresentada no início deste mês, precisou aquela responsável, que não quis identificar os empreendimentos turísticos algarvios em questão.

“Algarve recebe 1,5 milhões para promover o turismo na época baixa à boleia da cultura”
A cultura e turismo juntaram-se para elaborar o programa “Algarve cultural” que vem substituir o Allgarve que se realizava nos meses de verão. Desta vez, os eventos não se realizam apenas na época alta. O grande investimento promocional irá ser feito na altura em que os hotéis e os restaurantes fecham as portas e mandam o pessoal para o desemprego. A iniciativa, apresentada nesta segunda-feira no Centro de Ciência Viva de Lagos, tem como desafio “diminuir a sazonalidade turística através da criatividade e inovação”, procurando uma aproximação com as comunidades locais. A realização de 626 eventos – música, cinema, teatro e outras artes –, inseridos em 48 projetos, concentra-se entre os meses de outubro a maio. O orçamento, no valor de 1,5 milhões de euros, fica-se por menos de metade do Allgarve, que chegou a atingir os cinco milhões de euros.

“Este ano houve mais de 300 autos por violação das restrições aos tuk tuk em Lisboa”

Desde o início do ano, a Polícia Municipal de Lisboa autuou 307 condutores de tuk tuk e outros veículos afetos à atividade de animação turística por violação das “condições de circulação” que foram impostas pela Câmara de Lisboa a partir de Novembro de 2015. Quanto ao há muito prometido regulamento municipal, o município adianta que ele será apreciado em reunião camarária “após o período de férias dos órgãos deliberativos”. Nos termos das referidas “condições de circulação”, estabelecidas por despacho do presidente da câmara, os “veículos ligeiros, motociclos, quadriciclos, triciclos ou ciclomotores que exerçam atividades de animação turística” estão impedidos de aceder a áreas devidamente assinaladas nas freguesias da Estrela, Misericórdia, Santo António, Santa Maria Maior e São Vicente e de aí circular. Abrangidos por esta restrição estão os miolos dos bairros históricos do Bairro Alto, Alfama e Castelo.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.