Volta Nacional: “Governo espera decidir novo aeroporto em 2017”

Volta Nacional: “Governo espera decidir novo aeroporto em 2017”

Negocios

“Governo espera decidir novo aeroporto em 2017”

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, ainda está a aguardar o “trabalho técnico para apuramento da alternativa mais sustentável e eficiente para o Estado Português” para aumentar a capacidade aeroportuária na região de Lisboa. Em resposta a questões colocadas por deputados do CDS-PP sobre a possibilidade de vir a ser construído um aeroporto no Montijo, o gabinete de Pedro Marques afirma que “o Governo espera estar em condições de tomar uma decisão em 2017”. Na resposta, o ministro sublinha que “o forte crescimento do turismo e o consequente número de passageiros que transitam no aeroporto Humberto Delgado levam à necessidade de avaliação de soluções que permitam dar resposta a esse crescimento da procuram, atual e futuro, tal como está previsto no contrato de concessão com a ANA”.

 

“Greve custou 100 milhões à Lufthansa”

Os seis dias de greve dos pilotos da Lufthansa em novembro custaram 100 milhões de euros à companhia aérea alemã, informou o grupo em comunicado. “As greves tiveram um impacto no resultado do grupo Lufthansa estimado em 100 milhões de euros no quarto trimestre do ano”, precisa, referindo que a greve dos pilotos obrigou a cancelar quase 4.500 voos e afetou cerca de 525.000 passageiros.

 

Correio da Manhã

“Hotéis na Serra da Estrela já estão lotados”

As unidades hoteleiras da Serra da Estrela esperam ter taxas de ocupação muito elevadas no Natal e sobretudo na Passagem de Ano. “Nos últimos anos chegou-se sempre à lotação máxima no último dia do ano e este ano a expectativa é que se repita”, disse à Lusa Bruno Fernandes, do grupo hoteleiro Luna. Passar o Natal fora de vasa é cada vez mais uma opção e o H2otel, na Covilhã, já não tem vagas disponíveis. “Esgotamos a Passagem de Ano há um mês e para o Natal também já preenchemos totalmente, afirmou Luís Veiga, administrado do grupo Natura IMB.

 

“Irão compra 80 Boeing por 16 mil milhões”

A Iran Air, companhia de bandeira iraniana, e a norte-americana Boeing assinaram ontem o acordo para a compra de 80 aeronaves: 50 Boeing 737 e 30 Boeing 777. A Casa Branca deu luz verde ao negócio, avaliado em quase 16 mil milhões de euros. O acordo para a redução da atividade nuclear do Irão implica que qualquer negociação de uma empresa dos EUA com aquele país precise de visto do Governo. O primeiro avião chega em 2018 e os restantes serão entregues ao longo dos próximos dez anos.

 

Jornal i

“Trump reitera que novo Air Force One é desnecessário”

O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, deu ontem uma entrevista à cadeia de televisão norte-americana Fox News, na qual reiterou as suas críticas a empresas como a Boeing, afirmando que o seu objetivo é “fazer bons acordos para o país”. O futuro ocupante da Casa Branca voltou a referir os elevados custos de fabrico do Air Force One – o avião presidencial norte-americano – como justificação para a sua decisão de cancelar o projeto. “Eu não preciso de um avião de 4,2 mil milhões de dólares para andar por aí”, afirmou Donald Trump.

 

“Agências de viagens querem reforçar o turismo na região Centro”

Depois da Madeira, a Associação das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) quer apostar, em 2017, na divulgação do turismo na região Centro do país. A decisão foi anunciada durante o 42º Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Viagens e Turismo, que decorreu este fim-de-semana em Aveiro, onde o Centro foi eleito como “destino turístico preferido” para o próximo ano. Ou seja, será esta a região do país que terá o foco da promoção das agências na hora da divulgação aos destinos turísticos.

 

“Conheça os novos destinos de compra de rua”

O comércio de rua continua a crescer nas duas principais cidades portuguesas e, com esta tendência, prevê-se a expansão para zonas que estão a consolidar-se como novos destinos de compras e onde se prevê uma dinâmica elevada na procura e abertura de novas lojas. Esta é uma das conclusões do Market Pulse, um documento trimestral produzido pela JLL em que a consultora analisa o desempenho dos mercados de escritórios de retalho, bem como de investimento, em Portugal. O Cais do Sodré, em Lisboa, e os Clérigos e Aliados são as zonas que estão a captar maior interesse.

 

Sol

“Turismo. Guerra no Alojamento Local”

Afinal os condóminos sempre podem travar a oferta de novos alojamentos locais? A questão está longe de ser pacífica ao ponto dos Tribunais da Relação de Lisboa e Porto discordarem sobre o poder do condomínio de poder proibir a existência de unidades de alojamento local. Tudo depende da interpretação de conceitos como habitação e alojamento. O próprio Governo já veio admitir que está a estudar ajustamentos à atual lei e admite que, no próximo ano, irá alterar o regime em vigor. “O Governo está a fazer o levantamento das questões que existem sobe o Alojamento Local junto das autarquias e associações”, referiu a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

 

Expresso Economia

“TAP prevê lucros de 30 milhões de euros este ano”

Em outubro deste ano, naquele que a TAP considerou ter sido o seu melhor mês de sempre (mais 12,2% de passageiros transportados face a 2015), a companhia acumulava lucros de 58 milhões, de acordo com informações a que o Expresso teve acesso. Nessa altura, e tendo em conta que novembro e dezembro têm tipicamente desempenhos menos positivos, a empresa previa obter resultados líquidos próximos dos 30 milhões este ano.

 

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.