Volta Nacional: “«Matar turismo» não é uma opção”

Volta Nacional: “«Matar turismo» não é uma opção”

Economia
“SEF sob pressão para despachar passageiros”
Os inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) tem sido alvo de pressões para que deixem passar mais depressa os passageiros no controlo de passaportes, para reduzir os tempos de espera de quem chega a Portugal.

“Aeroporto de Lisboa estrangulado durante 3 anos”
“Será mesmo muito difícil, quase impossível” que o, em Lisboa, continue a crescer ao ritmo atual nos próximos três anos, afirma fonte oficial da ANA, concessionária dos aeroportos portugueses.

“Euroatlantic sem o Grupo Pestana quer «voar» para a Bolsa”
O empresário Tomaz Metelo, fundador e presidente da companhia aérea Euroatlantic Airways acabou de comprar ao Grupo Pestana a posição maioritária que este detinha na transportadora.

“O que vai acontecer à Herdade da Comporta”
Três anos volvidos sobre o colapso do Grupo Espírito Santo, começa a delinear-se o futuro de uma das suas jóias da coroa — a Herdade da Comporta. Esta semana, o empresário Pedro Almeida fechou a compra de 59% da Herdade da Comporta — Fundo Especial de Investimento Imobiliário, deixando para trás mais de uma dezena de candidatos, todos investidores estrangeiros, essencialmente fundos europeus.

“Sana abre complexo turístico sem hotéis”
É o primeiro projeto do grupo Sana fora da hotelaria, mas envolveu investimentos tão ou mais pesados que um hotel – 16 milhões – e assenta numa operação turística complexa com 120 pessoas a trabalhar em simultâneo: o SUD Lisboa resulta da reabilitação de edifícios que estavam devolutos na zona Belém (onde funcionaram a discoteca BBC e o restaurante Piazza di Mare), foi oficialmente inaugurado a 11 de julho, e para o grupo Sana representa “um futuro novo a começar na zona ribeirinha de Lisboa”.

Correio da Manhã
“São Roque do Pico aposta no turismo”
O candidato pelo PSD à Câmara Municipald de São Roque do Pico (Açores), Francisco Bettencourt, assume como prioridade a aposta no turismo para desenvolver o concelho.

“«Matar turismo» não é uma opção”
O secretário-geral do PS, António Costa, afirmou ontem que a solução para a habitação “não é matar o turismo”, mas tornar Lisboa e Porto em “cidades da diversidade”, salientando que “não se pode expulsar as classes médias” daqueles centros urbanos.

Jornal de Notícias
“Todos os dias são registados 54 alojamentos locais”
Do “boom” todos falam e reconhecem. O alojamento local (AL) plantou-se junto ao mar e nas grandes cidades, leia-se Lisboa e Porto. Se há novos negócios a emergir, o certo é que a recente legislação, que entrou em vigor no corrente mês e tornou obrigatório o registo das unidades, levou a uma vaga de legislaçoes. Só no mês de junho foram registados 2738 AL, quase o dobro face a igual período do ano passado.

“Gaia. Descontos no teleférico”
Os moradores da beira-rio de Vila Nova de Gaia vão poder aceder à zona mais alta da cidade via teleférico, pagando um valor menor face ao atual preço turístico. Em causa está o lançamento de um passe mensal a rondar os 20 euros para pessoas que, sendo da zona ribeirinha, precisem de aceder, por exemplo, ao metro no Jardim do Morro para fazer a travesia para o Porto, evitando o trânsito e os percursos longos das carreiras atuais.

“«O restaurante mais bonito do mundo» fica em Leça, diz Sting”
Antes de atuar ontem à noite na Praia do Cabedelo, em Vila Nova de Gaia, o músico Sting quis conhecer o melhor que o Porto tem para oferecer e foi jantar à Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira, onde conquistou todo o staff com a sua boa-disposição.

Jornal i
“Burocracia empurra investidores para alojamento local”
A burocracia e a falta de flexibilidade da legislação são as principais razões para os investidores apostarem em unidades de alojamento local em detrimento dos hotéis. Esta foi uma das conclusões do debate organizado pela Asociação da Hotelaria de Portugal com o tema “Hosteleiros vs. Hoteleiros”.

Público
“Governo mata projeto-lei sobre arrendamento a turistas”
Se já estava ferido, agora está definitivamente morto. O projeto-lei sobre arrendamento local de curta duração a turistas apresentado pelos deputados socialistas, Carlos Pereira e Filipe Neto Brandão, não deverá sequer ser agendado para debate na Assembleia da República, soube o Público.

Diário de Notícias
“Alojamento local ilegal está a «roubar» números de registo para fugir à lei”
“Uma calamidade.” É desta forma que Carla Costa Reis, que criou no Facebook o grupo “Alojamento local – esclarecimentos” se refere aos casos de pessoas que usam os números de registo de alojamento local de outros para colocarem ou manterem as suas casas nas plataformas de reservas. Há também, garante, quem pura e simplesmente, invente números.

“TAP. Vá de retro mas não tanto”
O avião vai fazer-se à pista e voar para Toronto, uma rota que a TAP recuperou a 10 de junho deste ano. É um voo especial para todos os passageiros que, logo no checkin, ficam a saber que entraram numa viagem com regresso ao passado. Do avião já tinham ouvido falar, com a pintura que usava nos anos de 1970, a passarola em destaque, o nariz vermelho, o nome de Portugal. Mas agora deparam-se com comissárias de bordo usando as fardas dessa época, então desenhadas pela casa de alta-costura Féraud. Há música dos anos 70, filmes dos anos 70, memórias sem fim dos anos 70. Definitivamente, numa operação de marketing, a TAP viaja no tempo. Podemos partir.

Jornal de Negócios
“Metro do Porto atrai atenção de mais de 20 entidades”
Quase um mês depois do lançamento do concurso público para a subconcessão da operação e manutenção da rede do metro do Porto, foram mais de duas dezenas as entidades, entre as quais grandes grupos

“Governo avança com regras para drones
O Governo vai aprovar até ao final deste mês um decreto-lei que vai estipular a obrigatoriedade de registo de drones acima dos 250 gramas, disse Pedro Marques, ministro do Planeamento e Infraestruturas, no Parlamento.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.