Jornal de Notícias
“TAP: Críticos alertam para subordinação”
A Associação Peço a Palavra diz que o projeto Consulting Group reduz a TAP a “uma simples low-cost ainda por cima subordinada a uma empresa low-cost, a Azul”, de David Neeleman. Pede ao Governo a “reversão do processo de privatização” e recorda ter alertado para o perigo da “subordinação” a uma companhia em “falência”.
Vida Económica
“Procura turística aumenta em Caminha”
Caminha viveu este ano o melhor verão de sempre, o que resulta e uma estratégia concertada de uma aposta na atração de visitantes e no desenvolvimento da economia local. Os indicadores comprovam-no: mais turistas oriundos de um leque mais alagado de países e um reforço significativo da quantidade de peregrinos que pernoitam no concelho.
“Lufthansa e Air China assinam acordo de parceria”
O grupo Lufthansa e a Air China assinaram um acordo de parceria que permitirá a ambas as companhias aéreas operar em conjunto todas as ligações entre a Europa e a China. Uma “joint venture” que pretende expandir consideravelmente as ligações mútuas e fortalecer a parceria comercial já existente.
“Turismo impulsiona reabilitação e promoção residencial”
O turismo continua a ser um dos grandes motores da economia, com impacto na hotelaria nacional, na promoção residencial (através dos arrendamentos de curta duração) e no comércio de rua de Lisboa e Porto. De igual modo, os incentivos estrangeiros atraem, cada vez mais, capital para o setor da habitação, e consequentemente impulsionam o mercado de reabilitação e da procura residencial.
“Preços, segurança, ligações aéreas e gastronomia são vantagens na captação de clientes”
A CBRE esteve presente no maior e mais influente evento do setor imobiliário a nível mundial, o “Cityscape Global 2016”, que decorreu no Dubai, entre os dias 6 e 8 de setembro. A consultora deu a conhecer no evento alguns dos mais importantes projetos imobiliários em Portugal. Em parceria com a CBRE esteve também presente a Associação Portuguesa de Resorts (APR) numa ação de prospeção do mercado e de divulgação do projeto “Living in Portugal Now”.
“Automatização de processos é necessidade do setor hoteleiro”
Atualmente a rápida evolução do setor hoteleiro obriga a que seja “cada vez mais necessário automatizar processos que anteriormente se faziam de forma manual, para que os recursos se possam dedicar a outras tarefas igualmente importantes”. Segundo Miguel Velez, CEO da RuteGain Portugal “esta necessidade é comum a todas as unidades, independentemente da dimensão ou da tipologia do negócio”.
“Enoturismo valoriza ligação ao território e atrai investimento”
O segmento do enoturismo mostra um potencial apetecível ao investimento no Norte de Portugal. Ao associar as experiências dos vinhos e da gastronomia com a região e os produtores, é criado um modelo de notoriedade e fidelização que, em última análise, contribui para o aumento das vendas de vinhos e para a atração de turistas.
“Porto com preço médio de 100 euros/quarto duplo”
A hotelaria do Porto registou um crescimento de 11,11% em setembro face ao período homólogo de 2015, segundo o trivago Hotel Price Index. A hotelaria nacional cresceu 3,64% com um preço médio de 114 euros por quarto duplo, quando no ano passado a média se fixava nos 110 euros. No Porto o preço médio é de 100 euros, um aumento de 10 euros face a setembro de 2015.
“OMT lança protótipo de enoturismo”
A Organização Mundial do Turismo desenvolveu um protótipo de turismo enológico, ferramenta que introduz uma metodologia para identificar a relação correlativa existente entre as adega e o seu entorno. O projeto piloto foi aplicado em Espanha, nas regiões da Galiza, La Rioja, Penedés, Priorato, Ribera del Duero, Somontano, Toledo e Toro.
Negócios
“Portugal aposta na inclusão e «wi-fi» nos centros históricos”
O Dia Mundial do Turismo celebra-se a 27 de setembro e em Portugal haverá uma semana de comemoração. A primeira chega hoje, em Campo Maior, em que o Governo vai anunciar um pacote e cinco milhões de euros para “acelerar” o turismo inclusivo. São assim lançadas novas linhas de apoio que têm em conta as necessidades do turista sénior, do cidadão com deficiência e de famílias com crianças.
“Neste Inverno teremos mais 1,4 milhões de lugares aéreos”
Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, refere em entrevista ao Negócios, que este inverno vai haver mais 1,4 milhões de lugares aéreos, “o que demonstra a confiança das companhias aéreas ao longo do ano”. Só em 2016, já conseguimos 55 novas rotas.
“Portugália empenhada em trazer novas marcas para o país”
As cordas cruzam o novo restaurante do Grupo Portugália em Lisboa, evocando o mar que inspira os pratos e a nova marca: Segundo Muelle. Um projeto de Daniel Manrique que se mostra diferenciador para a oferta existente em Portugal.
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