Volta Nacional: “Petição quer travar nome de Soares no novo aeroporto”

Volta Nacional: “Petição quer travar nome de Soares no novo aeroporto”

Público
“Petição quer travar nome de Soares no novo aeroporto”
Depois de o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ter sugerido chamar Mário Soares ao novo aeroporto complementar de Lisboa, previsto para o Montijo, um grupo de quase mil cidadãos insurgiu-se e fez uma petição. O documento deu entrada na Assembleia da República e tem um número suficiente de assinaturas para ser discutido em plenário: pelo menos 9510, segundo a informação disponível na petição on-line.

“No Algarve, quem não tem carro não vai a (quase) lado nenhum”
A Comunidade Intermunicipal do Algarve — Amal deu nesta segunda-feira a conhecer o projecto da smart region — uma proposta para colocar as 16 câmaras da região a pensar, em conjunto, na forma de definir uma política de transportes intermodal, com recurso às novas tecnologias. Nos próximos dias 18 e 19 de maio, no autódromo internacional do Algarve, em Portimão, vai ser dada a conhecer a “montra” da smart region, envolvendo mais de 40 parceiros nas áreas das novas tecnologias — desde a Google às empresas regionais como a Visualforma e Algardata.

“Preço das casas no centro histórico de Lisboa aumentou 46% em cinco semestres”
O preço dos imóveis no centro histórico de Lisboa subiu 10% no segundo semestre de 2016 face ao semestre anterior, elevando a 46% a valorização registada nos últimos cinco semestres, ou seja, entre o segundo semestre de 2014 e o mesmo período do ano passado.

Jornal i
“À procura das aldeias ‘maravilha'”
A organização “7 Maravilhas de Portugal” recebeu 446 candidaturas de 332 aldeias de todo o país. O concurso está dividido em sete categorias: aldeias rurais (que recebeu 99 candidaturas), aldeias-monumento (78), aldeias de mar (23), aldeias ribeirinhas (60), aldeias remotas (44), aldeias autênticas (79) e aldeias em áreas protegidas (63). A região centro foi a que remeteu o maior número de candidaturas: 159.

“Regresso à Terceira com mais prémios e nova data”
O mais importante torneio de golfe feminino português disputa-se de 21 a 23 de abril no clube de golfe da ilha Terceira.

Correio da Manhã
“Francisco em Fátima fecha Santuário às 18 horas”
Dez minutos antes de o Papa Francisco se aproximar da Basílica da Santíssima Trindade, no próximo dia 12 de maio, todos os acessos ao recinto do Santuário estarão encerrados, impedindo por razões de segurança, a entrada de fiéis ou convidados.

“Obras na baixa de Coimbra”
A Câmara de Coimbra vai adjudicar, por 627 mil euros, a primeira fase de construção da “via central”. A artéria fará a ligação entre a avenida Fernão de Magalhães e a rua de Sofia, na baixa histórica da cidade. Os trabalhos têm um prazo de execução de 270 dias.

“Voos com destinos aos EUA”
Os EUA vão proibir temporariamente o transporte de dispositivos eletrónicos, como tablets e outros gadgets, na cabina de aviões proveniente de alguns países árabes e africanos, avançou a CNN.

Diário de Notícias
“Uma nova vida para a centenária Livraria Ferin”
Resgatada pelo dono da Ler Devagar, José Pinho, terá um bar e uma livraria infantil na cave, até agora fechada. A loja centenária, com montras para a Rua Nova do Almada, continuará fiel à tradição dos livros de arte, genealogia e livros estrangeiros. E terá mais autores portugueses traduzidos.

Jornal de Notícias
“Tribunal exige garantias para a gestão da STCP”
O Tribunal de Contas exige mais garantias para dar aval à transferência da gestão da STCP para os autarcas. Após a devolução dos processos de visto, os seis municípios envolvidos, a Área Metropolitana do Porto e o Governo terão de esclarecer uma longa lista de dúvidas, por exemplo ao nível do pagamento de compensações financeiras, dos investimentos em redes e equipamentos, da forma como será assegurado o financiamento para a aquisição de 387 autocarros e assumido o passivo, bem como do modo como tudo isto será repartido.

“Andante ‘é sempre uma mais-valia'”
A meio da manhã de ontem eram ainda poucos os que aguardavam pelo comboio na Trofa e sabiam que o Andante acabara de tornar-se válido para aquela estação, possibilitando viagens com o sistema intermodal nos transportes públicos da Área Metropolitana do Porto.

“Câmara quer regular circuitos turísticos”
A Câmara de Matosinhos quer regular os transportes turísticos na cidade, levando hoje à apreciação do Executivo uma proposta de regulamento que pretende também “contribuir para a qualidade do ar”.

“Porto e Norte: Turismo com balanço positivo”
“O balanço é mais do que positivo”, refere Melchior Moreira, presidente da Turismo Porto e Norte de Portugal, após mais uma Bolsa de Turismo de de Lisboa. Eventos como o Rali de Portugal e o Red Bull Air Race atraíram “uma procura acima do habitual por parte das empresas turísticas”.

“Avançam obras na Rua de Vera Cruz”
A Câmara do Porto iniciou ontem os trabalhos de requalificação da Rua de Vera Cruz, no Bonfim, visando a criação de passeios e a requalificação do piso. A obra terá a duração de 60 dias.

“Porto é ‘Capital da música’ em outubro”
A conferência internacional e festival “Tomorrow comes today” vai transformar o Porto numa espécie de “capital da música” nos dias 12 e 13 de outubro. Terá 150 atuações em apenas dois dias, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, no Hard Club.

Jornal de Negócios
“Duque de Loulé e Beato dão mais de mil casas de luxo a Lisboa”
A recuperação de prédios transformará a Avenida Duque de Loulé num novo eixo residencial em Lisboa. Há investidores dispostos a aplicar o seu dinheiro neste negócio, até porque a velocidade de vendas está garantida.

“TAP tem autorização para voar para Índia”
A Autoridade Nacional da Aviação Civil concedeu à TAP a autorização de exploração de serviços aéreos regulares extra-União Europeia, nas rotas entre Lisboa e Nova Deli e também entre a capital portuguesa e Bombaim.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.