Volta Nacional: “Porto e Norte vão liderar crescimento no turismo”

Volta Nacional: “Porto e Norte vão liderar crescimento no turismo”

Jornal de Notícias
“Porto e Norte vão liderar crescimento no turismo”
As regiões turísticas que mais vão crescer neste ano são os Açores (35,2%), o Porto e Norte (22,5%), Lisboa e Vale do Tejo (16,9%), o Alentejo (12,7%) e o Algarve (9,9%). O Barómetro do Turismo 2017, ontem divulgado, mostra que o setor terá ainda melhor desempenho, em 2017, em receitas turísticas (90%), dormidas na hotelaria (88,6%), turistas (91,4%) e gasto médio por turista (64,2%).

“Traje à vianesa está certificado”
O traje à vianesa é o primeiro do país a obter certificação. Em agosto, os primeiros exemplares com selo de autenticidade estarão no mercado. A vereadora Maria José Guerreiro explicou que “o processo demorou cerca de três anos por ter sido pioneiro”. A apresentação oficial está marcada para amanhã.

“Está de volta o cortejo genuíno e sem regras”
É nas ruas de Ovar que estão os protagonistas da Noite da Farrapada. Basta andar pela cidade para ser apanhado pelo cortejo espontâneo e sem regras, que acontece no centro e faz lembrar outros tempos. Depois do sucesso em 2016, quando 1500 foliões se juntaram à corrente, a iniciativa repete-se na próxima sexta-feira, dia 24.

“Galeria Municipal do Porto recebeu quase 100 mil pessoas”
“Discurso contemporâneo sempre de acesso livre”. Foi desta forma que Rui Moreira explicou ontem o segredo do êxito da Galeria Municipal do Porto, visitada por um total de 96,500 mil visitantes no ano passado.

Diário de Notícias
“A segunda vida do pavilhão que já foi o orgulho de Lisboa”
“Estou a viver no presente o meu passado, a minha história, embora não seja saudosista deu-me muito gozo ir ao meu museu privado buscar cada medalhada, cada diploma, cada fotografia… é um quarto de século de vida dedicado ao atletismo.” Carlos Lopes não esconde o entusiasmo pela reabertura, amanhã às 17 horas, do pavilhão a que “empresta” o nome desde 1984, ano em que conquistou a medalha de ouro olímpica na maratona.

“Precários podem travar crescimento no turismo”
A expetativa de mais de uma centena de empresários e agentes do setor auscultados pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo só poderá ser assombrada se não resolvermos o problemas dos recursos humanos no turismo e a diferenciação da oferta.

Público
“Carpintaria de São Lázaro – o novo centro cultural de Lisboa”
Numa das zonas mais multiculturais da cidade, mesmo ao lado da Mouraria, um pólo de criação multidisciplinar abre hoje as suas portas. A inauguração é com o coletivo cubano Los Carpinteros. Já a programação regular chega depois do verão.

“Animação chega em março a Lisboa numa Monstra à italiana”
A 16.ª edição da Monstra – Festival de Animação de Lisboa, que decorrerá de 16 a 26 de Março, tem Itália como país convidado e realizadores consagrados como Enzo D’Alò ou Bruno Bozzetto estarão presentes com filmes e masterclasses – e o agora candidato ao Óscar Claude Barras vem acompanhar a estreia portuguesa do nomeado A Minha Vida de Courgette.

“FIFA deseja que o Mundial de 2026 seja jogado em vários países”
O Campeonato do Mundo de futebol de 2026 pode vir a ser disputado em vários países, até um máximo de quatro, afirmou ontem Gianni Infantino, presidente da FIFA, acrescentando que o organismo que gere o futebol a nível mundial vai encorajar este tipo de candidaturas.

Jornal i
“Taxa turística: só a Airbnb entregou 1,7 milhões à câmara de Lisboa”
A airbnb, plataforma de alojamento local, cobrou, no ano passado, 1,74 milhões de euros no âmbito da taxa turística criada pela Câmara de Lisboa. Verba essa que já passou para as mãos da autarquia. “No âmbito do acordo que a Airbnb celebrou com a Câmara Municipal de Lisboa, relativamente à coleta da taxa turística de um euro por noite na capital portuguesa, desde maio de 2016 até ao final do ano, a plataforma entregou 1,74 milhões de euros à autarquia”, revela a empresa.

“Air France-KLM subiu em 2016”
Os lucros da Air France-KLM aumentaram em 2016, mas a companhia aérea está cautelosa para este ano devido à incerteza global e à concorrência no setor. Em comunicado, a Air France-KLM revelou que os lucros do ano passado subiram para os 792 milhões de euros, depois de em 2015 terem aingido os 118 milhões de euros.

Correio da Manhã
“Arte Xávega é Património”
A Arte Xávega, um tipo de pesca tradicional da Costa da Caparica, Almada, foi inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, como consta no Diário da República de ontem. A técnica é transmitida em dois núcleos piscatórios.

Vida Económica
“Interdecoração reúne mais de 100 expositores na Exponor”
A 19.ª edição da Interdecoração, que se realiza até amanhã na Exponor, em Matosinhos conta este ano com mais de 100 expositores que mostram as últimas novidades e tendências em tecidos e decoração decoração de interiores, mobiliário, iluminação, têxtil-lar, acessórios e multiprodutos.

“Festival do Butelo e das Casulas em Bragança”
O Festival do Butelo e das Casulas está e volta à cidade de Bragança. O evento realiza-se de 24 a 26 de fevereiro. A apresentação do festival decorre hoje, no restaurante OFICINA, do conterrâneo chef Marco Gomes. Além da visita ao Festival do Butelo e das Casulas e da obrigatória degustação deste enchido, é possível visitar o Museu Militar, o Centro Arte Contemporânea Graça Morais e o Museu Ibérico da Máscara e do Traje, com entradas gratuitas.

“Alojamento clandestino «mancha» sucesso do turismo algarvio”
O “aluguer ilegal de alojamentos turísticos dentro e fora dos empreendimentos classificados oficialmente”, bem como “as incapacidades das autoridades competentes (ASAE e Autoridade Tributária) para lidar com esta realidade” contam-se entre as realidades mais negativas do setor do alojamento turístico no Algarve.

“Oporto Wine & Books nasce na baixa da Invicta”
O Oporto Wine & Books será o novo hotel cinco estrelas da cidade do Porto. A abertura das portas ao público está prevista para 2019. Um antigo palacete do século XVIII, localizado no Largo do Moinho do Vento, no Centro do Porto será reabilitado e convertido num hotel de cinco estrelas, com 60 quartos distribuídos por seis pisos.

“Operadores com confiança para 2017”
O índice de confiança médio no desempenho do setor mantém-se acima dos 83 pp, sendo o segundo registo mais elevado de sempre. Os resultados do turismo nacional em 2017 vão ser melhores do que os de 2016. A previsão é avançada na 52.ª edição (dezembro de 2016) do Barómetro do Turismo do IPDT.

O Jornal Económico
“A380 vão poder aterrar na Portela em 2021”
As obras no aeroporto Humberto Delgado para aumentar a capacidade de receção de passageiros em Lisboa deverão arrancar em 2018 e vão permitir a aterragem e descolagem dos atuais gigantes da aviação comercial, os Airbus A380 e os concorrentes Boeing Dreamliner, apurou o Jornal Económico junto de diversas fontes ligadas ao processo.

“Aeroporto de Lisboa vai atingir 25 milhões e passageiros este ano”
O aeroporto de Lisboa continua em rota ascendente em termos de tráfego. Fechou o ano passado com cerca de 22,5 milhões de passageiros, um novo recorde, que vai ser batido outra vez em 2017. A barreira a ser ultrapassada este ano situa-se nos 25 milhões de passageiros e haverá poucas dúvidas de que essa fasquia vai ser alcançada.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.