Volta Nacional: “Governo e ANA chegam a acordo sobre o Montijo”

Volta Nacional: “Governo e ANA chegam a acordo sobre o Montijo”

Correio da Manhã

“Projeto de luxo inspirado em Hollywood”
O empreendimento imobiliário The Keys, desenvolvido pela Chapelmoor, é constituído por três projetos: Key Lago, Key Point e Key Verde. O Key Lago é constituído por moradias cuja construção “é inspirada no estilo arquitetónico de Hollywood, de forma a oferecer um nível de vida “glamouroso”. Está a ser construído num terreno com 8150 hectares, com um lago artificial e uma ilha. O avanço das obras irá depender da venda dos imóveis do projeto Key Lago.

“Candidatura promove turismo”
A Câmara de Coimbra ratifica hoje a candidatura a fundos comunitários para criar um produto turístico ligado aos “Lugares Património Mundial do Centro.

“Coimbra investe em autocarros elétricos”
A Câmara de Coimbra analisa hoje, na reunião semanal, uma proposta de candidatura a fundos comunitários para aquisição de 10 autocarros elétricos e respetivos sistemas de carregamentos. O custo total dos veículos ascende a 4,3 milhões de euros.

“Câmaras e Turismo juntos”
As câmara municipais de Vila Nova da Barquinha, Tomar e Ferreira do Zêzere assinam no próximo dia 30, em Vila Nova da Barquinha, um protocolo com a Entidade Regional Turismo do Centro com vista à sinalização do Caminho de Santiago.

“Dois milhões de euros para requalificar areal da Figueira da Foz”
A requalificação do areal urbano entre a cidade da Figueira da Foz e a vila de Buarcos estará concluída a 31 de maio e irá oferecer melhores condições a quem visitar a praia no próximo verão. O projeto inclui ciclovia, pista de atletismo, novo mobiliário urbano, via pedonal, reparação dos passadiços de acesso à praia e construção de um “skate park“.

Jornal i
“Governo e ANA chegam a acordo sobre o Montijo”
O governo considera que a melhor solução para alargar Lisboa é o Montijo e a ideia é que a situação esteja resolvida em 2018. O memorando de entendimento deverá ser assinado em fevereiro.

Diário de Notícias
“Lisboetas fizeram as pazes com as obras da cidade”
Para celebrar o fim das obras no Saldanha, a Câmara de Lisboa ofereceu uma festa aos lisboetas que durante meses andaram a reclamar com os desvios, as filas e os buracos na estrada. Obra feita, milhares quiseram aproveitar para conhecer a nova cara desta zona da cidade. O presidente da câmara, Fernando Medina aponta “os passeios mais largos, mais 750 árvores plantadas, mais de 400 passadeiras rebaixadas, mais esplanadas e a fruição do espaço público”.

Jornal de Notícias
“Fundos europeus não revelam local dos investimentos”
A lista dos projetos aprovados pelos fundos europeus e disponibilizada na página da Internet do Portugal 2020 não revela a localização geográfica dos investimentos financiados nem a data da aprovação do projeto. Não é, assim, possível fiscalizar se o dinheiro está a ser aplicado nas três regiões elegíveis: o Norte, o Centro e o Alentejo.

“AEP: um fórum contra o pessimismo”
O Fórum Empresarial Angola-Portugal, que decorre amanhã em Luanda, vai servir para “contrariar algum clima de pessimismo que tem existido sobre o mercado angolano”, disse o presidente da AEP (Associação Empresarial de Portugal), Paulo Nunes de Almeida. A AEP leva 17 empresas portuguesas para reuniões e mostras de produtos.

“UberEats: serviço vai chegar a Portugal”
A Uber, plataforma de transporte privado urbano, tenciona introduzir o UberEats em Portugal, um serviço de entrega de refeições em casa, em parceria com restaurantes, como acaba de instalar em Madrid, revelou o diretor-geral da Uber, Rui Bento, admitindo que esta funcionalidade “está em rápida expansão em todo o mundo”.

“Vila do Conde: Varziela em festa pelo ano do galo”
“Juntamos família e amigos, damos prendas, pedimos sorte, riqueza, uma vida longa e felicidade”. É assim que Marco Li, 36 anos, 20 a viver em Portugal, descreve como a comunidade chinesa da Varziela, Vila do Conde, vai celebrar, na próxima sexta-feira, a entrada oficial do ano do galo.

Jornal de Negócios
“Programa Norte 2020 aprova 372 milhões”
Até 31 de dezembro passado, o Programa Operacional Regional do Norte 2014-2020 (Norte 2020) aprovou a alocação de 902 milhões de fundos comunitários a cerca de 2,500 projetos de investimento na região, ligados à investigação científica e tecnológica, educação e formação avançada, promoção da saúde e do património natural e cultural.

“Portugal descobre rota das Índias via Emirates”
Portugal e Espanha chegaram a acordo, na semana passada, para se promoverem de forma conjunta “em mercados longínquos”. O pacto foi definido durante a Fitur – Feira Internacional de Turismo, em Madrid, num encontro ente a secretária de Estado do Turismo Português, Ana Mendes Godinho, e a homóloga espanhola, Matilde Asián González.

“Eletrificação da linha do Algarve concluída em 2020”
A eletrificação da linha ferroviária do Algarve, num total de 102 quilómetros, vai ficar concluída até 2020, num investimento global de 33,6 milhões de euros, disse esta sexta-feira o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.

Expresso Economia

“Web Summit ajudou a recorde no turismo”

Já era conhecido o crescimento turístico de dois dígitos registados por Portugal em 2016 até outubro, mas os últimos dados relativos a novembro do Instituto Nacional de Estatística dão conta de um novo recorde. Foi o mês em que as dormidas a nível nacional deram um salto de 14,7% face a igual período do ano anterior, totalizando 51 milhões no acumulado de 2016. Lisboa destacou-se nos resultados de novembro, em particular pela realização da conferência Web Summit, com um total de 902 mil dormidas nos hotéis, das quais 687 mil asseguradas por estrangeiros.

“Mais passageiros na TAP em 2016”

A TAP transportou 11,7 milhões de passageiros em 2016, 6% a mais do que em 2015. Dezembro foi o melhor mês da companhia, que transportou quase 990 mil passageiros, 26% a mais do que no mesmo mês do ano anterior. O destaque foram as rotas para os Estados Unidos, que cresceram 65%.

“Porto ganha mais 13 rotas”

A época do verão, em vigor de março a novembro, começa bem para o Aeroporto de Sá Carneiro, no Porto. O aeroporto já assegurou 13 novas rotas de sete companhias , contando com dois regressos e duas estreias. No total, são mais 35 voos semanais que contribuirão para que o movimento de passageiros bata, em 2017, a cifra mágica dos 10 milhões.

“Viseu quer ser exemplo para o interior”

Levar os portugueses a descobrir o interior de um Portugal ainda desconhecido, é o mote da nova campanha “2017, Ano Oficial para Visitar Viseu” lançado pela cidade da Beira Alta associada à figura de Viriato, herói fundador da Lusitânia e que batalhou contra o romanos antes de Cristo vir por terra.

“Novo hospital em Fátima também vai ser hotel”

Era para ser concluído em 2017, a tempo da vindo do Papa Francisco para a comemoração dos 100 anos do santuário. O projeto do Hospital de Fátima sofreu uma demora de vários anos para a aprovação do plano de pormenores, mas deverá  nos próximos meses iniciar a obra num terreno junto à rotunda norte da cidade, segundo adianta a empresa promotora, a Clinifátima. Este empreendimento vai envolver investimentos de 20 milhões.

“Papa ajuda Fátima a crescer 20% em 2017”

A vinda do Papa Francisco ao santuário de Fátima para comemorar os 100 anos das aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos já está a ter impatos na hotelaria da região que se estendem ao ano todo, com um crescimento global de receitas de 20%. O maior aumento vem dos Estados Unidos por causa dos voos da TAP.

“Lisbon South Bay em foco”

A Baía do Tejo e os municípios de Almada, Barreiro e Seixal desdobraram-se recentemente em contatos com várias câmaras de comércio para promover o projeto Lisbon South Bay. Entre as contratadas contam-se, por exemplo, as câmaras de comércio Portugal-Turquia, Portugal-Angola, Luso-Húngara ou Luso-Chinesa.

“Algarve: o segredo está nas ondas”

A Luximos Christie’s vai abrir uma agência na Marina de Vilamoura, um destino que está a atrair os mais ricos.  Ricardo Costa, editor-geral da agência, diz que o grupo, através da sua base de dados no 46 países, percebeu as novas tendências do mercado, daí a aposta em Portugal. “O Algarve é um destino natural para a marca como é o Sul da França ou algumas regiões de Espanha. É um mercado cada vez mais internacional”.

Sol

“Obras na EN125 ameaçam turismo no Algarve”

A vida vai continuar a ser difícil para quem quiser andar de carro pelo Algarve. As obras na Estrada Nacional 125 (EN125) vão continuar a provocar constrangimentos no tráfego, o que não podia preocupar mais os utilizadores. Até porque, para muitos, o Governo fala de uma rápida conclusão das obras, mas é “só para inglês ver”.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.