Volta Nacional: “Regulador só decide sobre venda da TAP no final de outubro”

Volta Nacional: “Regulador só decide sobre venda da TAP no final de outubro”

Público

“Regulador só decide sobre venda da TAP no final de outubro”

A autoridade Nacional de Aviação (ANAC) tinha previsto emitir um parecer definitivo sobre a legalidade da privatização da TAP até agosto, mas o regulador assume agora que a decisão só será tomada no final de outubro. Além de ter recebido novos elementos para analisar, o supervisor aguarda a chegada da nova administradora para haver quórum nas deliberações. Uma situação que o regulador vive desde julho, fruto do afastamento da antiga vogal, Lígia Fonseca, que foi demitida do cargo na sequência de dois pareceres que concluíram que estava ilegalmente em funções.

 

Jornal de Notícias

“Plano para poupar 200 milhões de euros na TAP até 2020 deixa sindicatos apreensivos”

“Transformar a TAP numa companhia aérea mais eficiente” é a proposta que o Boston Consulting Group preparou para  companhia aérea poupar 200 milhões de euros até 2020. Entre as diversas medidas de cortes de custos –  entre os quais o maior seria na manutenção, setor onde trabalham duas mil pessoas, que seria contratada a terceiros – a consultora sugere a diminuição do pessoal a bordo dos aviões e a eliminação das refeições, à semelhança do modelo das companhias de aviação de baixo custo. Preocupados, os sindicatos pediram a intervenção do governo para que não permita que a TAP se transforme numa low cost.

 

“«So Food So Good»: Oportunidade de negócio única para o setor alimentar”

Falta cerca de um mês para a Exponor receber o maior evento do ano no setor alimentar. A primeira edição do So Food So Good – Portugal Taste, que se vai realiza entre os dias 27 e 29 de outubro, promete transformar-se num espaço de exposição de excelência de produtos, equipamentos e serviços, criando uma oportunidade única para todas as empresas do setor. Conta já com cerca de uma centena de expositores, com uma oferta diversificada, atraindo marcas que estavam já há algum tempo, arredadas das feiras nacionais. Vai desta forma, reunir empresas produtoras de vários tipos de alimentos, como azeite, produtos biológicos, carnes e frutas. Além disso, privilegia de uma componente demonstrativa, que contará com a presença de chefs de cozinha nacional e internacional.

 

Diário de Notícias

“Mais de seis mil tesouros para a caixa-forte do Palácio da Ajuda”

Algumas não são vistas desde a exposição “Tesouros Reais”, em 1991, e outras há mais de sem anos que não vêm a luz. Um cenário que muda em dezembro de 2018 quando abrir ao público o remate da ala poente do Palácio da Ajuda, o projeto pensado para albergar as Joias da Coroa, um acervo com mais de seis mil peças, que foi apresentado ontem na assinatura do protocolo entre as entidades financiadoras: Ministério da Cultura, Câmara Municipal de Lisboa e Associação do Turismo de Lisboa. Alguns dos itens que vão estar em exposição são uma coroa vinda do Brasil e o peitoril de uma irmã de D. Maria.

 

Negócios

“«Temos tido abordagens para expandir a marca Pestana/CR7»”

A distinção veio comprovar a dinâmica de internacionalização do Grupo Pestana em 2015:”Prémio Especial do Júri e Sector de referência na economia nacional”, gravado na estatueta. A internacionalização não é, no entanto, algo novo para o grupo hoteleiro fundado por Dionísio Pereira. O Grupo Pestana já está presente em 16 países, com 90 hotéis e a estratégia de reforçar a presença lá fora vai continuar, já com três novos projetos: Madrid, Nova Iorque e Amesterdão.

 

Jornal I

“Socialistas atiram-se a Costa por causa do novo imposto”

O novo imposto sobre o património, anunciado há menos de uma semana, em primeira mão, pelo Bloco de Esquerda, está a ser alvo de muitas críticas dentro do PS. Uns criticam a forma como a medida foi tornada pública, outros apontam o dedo à falta de estabilidade no sistema fiscal. Também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, não ficou agradado com o novo imposto, pedindo ao governo para “resistir ao erro de afugentar investimento com medidas aparentemente sedutoras ou emblemáticas para a preocupação social”.

 

Correio da Manhã

“Jornadas do Património”

O concelho de Vidigueira adere este ano às jornadas do Património e Dia do Turismo que decorrem entre os dias 23 e 27 deste mês. As comemorações vão incluir caminhadas, exposições e entradas gratuitas no museu municipal.

 

 

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo citação de informações.