Volta Nacional: “Turismo de Portugal aloca 8,5 milhões a concelhos afetados pelos incêndios”

Volta Nacional: “Turismo de Portugal aloca 8,5 milhões a concelhos afetados pelos incêndios”

Vida Económica
“Turismo de Portugal aloca 8,5 milhões a concelhos afetados pelos incêndios”
O Turismo de Portugal disponibilizou um conjunto de apoios complementares às linhas de apoio já abertas aos operadores do turismo afetados pelos incêndios do passado mês de junho, sobretudo na região centro. Os montantes disponíveis ao abrigo dos diversos fundos ascendem a 8,5 milhões de euros e destinam-se aos concelhos de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Pedrogão Grande, Ansião, Alvaiázere, Arganil, Góis, Peneda, Pampilhosa da Serra, Oleiros e Sertã.

“Lisboa está excessivamente dependente do turismo e tem de ser repovoada”
Lisboa precisa de ser repovoada e está excessivamente dependente do turismo. Estas foram as ideias-força da candidata do PSD à edibilidade de Lisboa nas autárquicas de 1 de outubro próximo e que aproveitou o almoço-debate do International Club of Portugal, para lançar as suas ideias a nível da política de habitação.

“AGAVI leva vinhos portugueses aos Estados Unidos”
Além de um showcooking liderado pelo chef Hélio Lourenço e apenas confecionado com produtos portugueses, a Associação para a Promoção da Gastronomia, Vinhos, Produtos Regionais e Biodiversidade organizou com o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, duas master classes de Vinhos do Porto e de Vinhos do Douro, dirigidas aos agentes económicos dos Estados Unidos.

“Mercado alemão cresce no Algarve”
O mercado nacional foi o que apresentou maior subida nas unidades de alojamento do Algarve, em agosto, com um crescimento homólogo de 10%. Segundo a AHETA, o mercado alemão foi o segundo a crescer mais neste período, contrariamente ao inglês, que teve uma descida de 16,3%, “consequência direta da desvalorização da libra em 15% no último ano”.

“Estabelecimentos de restauração e bebidas com regras simplificadas”
No âmbito do processo de simplificação burocrática conhecido como Simplex +, foram establecidas várias alterações específicas para estabelecimentos de restauração e bebidas, mas também em para estabelecimentos comerciais de venda de bens ou prestação de serviços.

“Air France-KLM com novo diretor-geral ibérico”
A Air France-KLM nomeou Bori Darceaux novo diretor-geral do Grupo para Portugal e Espanha, em substituição de Bruno Georglin.

“Tascas na Baixa em setembro”
De 28 de setembro a 8 de outubro, a gastronoia e a gama de cervejas Super Bock Seleção 1927 estão de regresso à Baixa do Porto, mais concretamente à Praça D. João I.

“Formados nas escolas de turismo auferem 558 a 750 euros mensais”
A maioria dos ex-alunos das escolas de turismo empregados em Portugal (42,7%) aufere entre “558 euros e 750 euros” mensais. Segundo o estudo de Inserção Profissional 2016, promovido pelo Turismo de Portugal, esta situação é comum a todos os segmentos de atividade onde estão inseridos os ex-alunos empregados: hotelaria (44,8%); restauração (44,4%); turismo (47,1%); e mesmo em outros setores (24,2%).

“Novo hostel na Terceira”
Angra do Heroísmo conta com um novo hostel, que apresenta um conceito de alojamento com “glamour”. Inspirado nas viagem e aventuras aéreas, o Happy Hostel encontra-se na outrora Residencial Globo na Rua do Galo e conta com 17 quartos, todos com casa de banho privativa, entre os quais sete quartos privados duplos e uma suíte.

“Ryanair com novas regras para bagagem”
A Ryanair anunciou novas tarifas para bagagem de porão e aumento do peso permitido. O peso permitido nas bagagens de porão irá aumentar de 15 kg para 20 kg em todas as malas e o preço base reduzido de 35 para 25 nesta mala de 20 kg.

Diário de Notícias
“Beira Interior produz menos vinho”
A produção de vinho na Beira Interior deve registar, este ano, um descréscimo dace a 2016, mas a qualidade será boa, anunciou a Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior. A quebra será na ordem dos 20% e deve-se ao “ano extremamente seco, tanto no inverno como no verão” e a geadas ocorridas em maio passado.

Jornal de Notícias
“Porto. Novo autocarro em Campanhã não satisfaz utentes”
“Este autocarro não tem jeito nenhum. É pequeno e obriga a andar a pé. Ainda dizem que é o melhor para Campanhã” – a indignação é de Margarida Costa, moradora na Corujeira, em Campanhã, no Porto. A queixa de quem usa os transportes públicos todos os dias surge na nova rede criada pela STCP, a Zona Capanhã que, desde sábado, faz ligação de Corujeira a Areias.

“Gaia. Festival italiano à beira-rio”
A primeira edição do Festival Italiano vai levar cultura e gastronomia, este fim de semana, à beira-rio. Amanhã o dia é dedicado aos mais novos, que vão ter direito a participar num workshop de cozinha criativa italiana, onde poderão confecionar e comer pizza.

“Santo Tirso. Skate park abre hoje”
O primeiro skate park de Santo Tirso vai ser inaugurado hoje, às inaugurado hoje, às 17:30 horas, no futuro Parque Urbano de Geão. Com uma área de 1200 metros quadrados e capacidade para acolher 90 praticantes, o equipamento foi concebido em colaboração com alguns deles, que deram contributos para o desenho do projeto.

“Dançar com sonhos debaixo de água”
Tudo começou por um sonho de Violeta Lapa, ela própria uma realizadora de sonhos, ou não tivesse sido coordenadora na organização Terra dos Sonhos, ajudando a concretizar desejos de crianças doentes. Há um ano e meio, Violeta voou sozinha até à Tailândia para dar asas ao próprio sonho: o de dançar na água, elemento que sempre temeu por quase ter morrido afogada em criança.

“Alfama inteira a vibrar com as vozes do fado”
O fado e Alfama sempre estiveram ligados, mas neste fim de semana a intensidade vai ser ainda maior: mais de 40 fadistas vão atuar por 10 palcos espalhados pelo bairro histórico.

“Obras de arte valem bolsas por Pedrogão”
Adquirir a preços módicos uma obra de arte e contribuir ainda para minorar o sofrimento das vítimas do grande incêndio de Pedrogão Grande, a 17 de julho, em que morreram 64 pessoas. O desafio é proposto pela Fundação Júlio Resente, que promove amanhã à tarde, nas suas instalações no Lugar de Desenho, em Valbom (Gondomar), um leilão solidário.

Público
“Sindicato critica redução de carreiras na ligação entre o Barreiro e Lisboa”
A Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações lamentou esta quinta-feira a “redução de cinco carreiras” na Soflusa, que faz a ligação fluvial entre o Barreiro e Lisboa, referindo que “este não é o caminho a seguir”.

“Elefantes no Tejo, skate, música e street art: o Iminente voltou”
Na sua segunda edição, o Festival Iminente quer “elevar ao próximo nível” a experiência de um evento que mistura arte urbana e música, que fez de Marcelo Rebelo de Sousa uma instalação ansiosa por umas selfies e que se propõe cruzar o sonho e a produção cultural. No Jardim Municipal de Oeiras, elefantes de grafite entram no Tejo, um half-pipe põe-se a jeito para o skate e a pele prepara-se para a tatuagem – tudo com a marca da cultura urbana, porque entre esta sexta-feira e domingo não há espaço sem intervenção (os bilhetes é que já estão esgotados).

“Há Cultura para Todos no primeiro Orçamento Participativo Portugal”
As promotoras do projecto para o Centro de Interpretação da Lagoa de Óbidos saltaram da cadeira com gritos exultantes quando perceberam que estavam entre os 38 projectos vencedores do primeiro Orçamento Participativo Portugal. Fazem parte do Concelho da Cidade, uma associação cívica das Caldas da Rainha, e passaram os últimos meses “a chatear toda a gente” para votar na sua ideia. “Trabalhámos de noite e de dia, mas valeu a pena”, contam Amélia Sá Nogueira e Maria Dulce Horta ao PÚBLICO.

Jornal i
“Ryanair prepara oferta pela Alitalia”
Michael O’Leary, presidente executivo da Ryanair, admitiu que a companhia aérea irlandesa está preparada com uma proposta de compra da italiana Alitalia, que avançou em novembro com um processo de insolvência.

Jornal de Negócios
“Hotelaria pede promoção e voos para ter mais anos recorde”
Tudo aponta para um novo ano recorde no turismo, acima dos 22 milhões de turistas em 2017. Se o feito agrada, não chega para quem vive desta actividade.

“Louboutin vai construir hotel de charme em Melides”
Christian Louboutin vai construir um hotel de charme na aldeia de Melides, concelho de Grândola. O famoso estilista de sapatos, cuja imagem de marca são as solas pintadas de vermelho, já adquiriu o terreno para a construção desta infra-estrutura hoteleira e está a preparar o projeto para a sua rápida materialização.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.