Volta Nacional: “Turismo deve antecipar alterações de mercado”

Volta Nacional: “Turismo deve antecipar alterações de mercado”

Público
“Turismo deve antecipar alterações de mercado”
A indústria do turismo está a atravessar uma dinâmica positiva, mas os operadores alteram que se trata de “um negócio cíclico”, sendo que “a evolução da procura e dos preços tem sempre uma componente muito imprevisível”. Nesse sentido, é necessário “criar condições para manter e estimular a atratividade” do país. Num debate promovido pela Vida Imobiliária e Cushman & Wakefiel, que contou com um conjunto de players do setor, Jorge Rebelo de Almeida, do grupo Vila Galé, reforçou que é necessário “diversificar as vantagens” do destino.

“Uma barca para o inferno abre Festa do Livro em Belém”
À barca, senhores, à barca, que a Festa do Livro volta este ano aos jardins do Palácio de Belém de 21 a 24 deste mês, com espectáculos, debates e claro, muita literatura em língua portuguesa e uma elevada possibilidade de, aqui ou ali, encontrar o bibliófilo anfitrião, o Presidente da República.

“Carris atrasa recuperação de passageiros nos transportes”
As empresas de transportes públicos estão a conseguir recuperar das perdas de passageiros que as atingiram nos anos mais agudos da crise, mas a ritmos diferentes. No primeiro semestre deste ano, de acordo com os dados recolhidos pelo PÚBLICO junto das empresas, a Carris ainda sofreu uma ligeira descida, de 0,8% em termos homólogos, chegando aos 61,9 milhões de viagens. Do lado oposto estão a CP e a Metro de Lisboa, com crescimentos semestrais de 7,5% (para 60,2 milhões) e de 7,3% (81,3 milhões).

“Uptown, o futuro já chegou a Vilamoura”
O futuro já chegou a Vilamoura. Conjugando comércio, lazer, turismo e uma componente residencial, o Uptown vem criar uma nova centralidade juntou ao parque ambiental, consagrando a visão de futuro para o maior resort português.

“Sea Porto Hotel reforça oferta de gama alta no Grande Porto”
Matosinhos tem uma nova unidade hoteleira de cinco estrelas. O Sea Porto Hotel abriu portas em agosto com reservas efetuadas já para 2018 para os 57 quartos disponíveis. Situada no centro de Matosinhos, o conceito desta nova unidade hoteleira assnta no de Leixões e Matosinhos. Inclui ainda referências à obra de Siza Vieira e à paisagem da cidade do Porto.

“Atlântico Village tem 78 novos lotes para construção de moradias”
O Millennium bcp já deu início à comercialização de um conjunto de 78 lotes para construção de moradias situadas na praia da Pedra do Ouro, na zona costeira entre Alcobaça, Marinha Grande e Nazaré. Integrados na urbanização Atlântico Village, os lotes querem atrair não só compradores para 2.ª habitação e férias, como também para 1.ª habitação, além de investidores “numa ótica de exploração em alojamento local” ou de “compra e venda para revenda”, explica Ramiro Gomes, responsável de Vendas – Grandes Imóveis Sul da Direção de Negócio Imobiliário do Banco.

“Praia do Ouro tem ‘grande potencial'”
Os números da área de influência não deixam grande dúvida: está a cerca de 15 km das praias da Nazaré, 5 km de São Pedro de Moel, a pouco mais de 20 km da cidade de Leiria e a outros 12 km, sensivelmente, da Marinha Grande. A praia da Pedra do Ouro, na linha costeira do Atlântico “não tem ainda uma vida própria, mas tem um grande potencial” enquanto destino balnear e turístico, garante Mário de Matos, gerente da mediadora imobiliária IMA, que há mais de 30 anos trabalha esta zona.

“Projeto europeu financia Wi-Fi gratuito em lugares públicos”
A UE vai avançar com um financiamento no valor de 120 milhões de euros para instalar estações de Wi-Fi gratuito em locais públicos, como hospitais, parques e bibliotecas a partir de 2018.

Correio da Manhã
“Transportes. Novas coimas”
As coimas a aplicar aos utilizadores dos transportes coletivos que viajem sem bilhete passam a custar entre 120 e 350 euros, define o decreto-lei que entra hoje em vigor.

“Torres Vedras melhora igrejas”
A Câmara de Torres Vedras vai investir 320 mil euros em obras de requalificação de quatro igrejas da cidade. O protocolo foi assinado ontem com a paróquia.

“Estátuas vivas voltam a Tomar”
O Festival de Estátuas Vivas está de regresso a Tomar, com a participação de 16 artistas, portugueses e estrangeiros, que vão recriar 12 quadros vivos, na noite de sexta-feira. No sábado e domingo, estarão na cidade outro 25 artistas, integrados em 14 cenários.

“Lousã. Piscina natural requalificada”
Está aprovado o financiamento para a requalificação da piscina natural da Nossa Senhora da Piedade, na Lousã, anunciou ontem a autarquia, adiantando que as obras, no valor de 400 mil euros, são financiadas pelo Turismo de Portugal.

“United Airlines. Nova rota”
A companhia aérea norte-americana United Airlines vai ligar o Porto a Nova Iorque (aeroporto de Newark), em rota direta, a partir de 5 de maio do próximo ano. As deslocações, operadas em aviões Boeing 757, estendem-se até outubro.

“Companhia aérea. Air Berlin”
A Air Berlin cancelou 100 voos depois de dezenas de pilotos meterem baixa por doença em protesto contra a insolvência e venda iminente da companhia.

“Tabacaria Mónaco, em Lisboa, passa a ser monumento de interesse público”
A portaria que classifica a Tabacaria Mónaco, em Lisboa, e o seu património integrado como monumento de interesse público foi ontem publicada no Diário da República.

Jornal de Negócios
“Franceses compram LX Factory”
A LX Factory vai passar a falar francês. O empreendimento cultural e empresarial da zona de Alcântara, em Lisboa, foi vendido pela sociedade portuguesa Mainside ao grupo francês Keys Asset Management, especializados no imobiliário comercial, apurou o Negócios.

Jornal de Notícias
“Transporte. Plataforma nasce em Vila Real”
Uma empresa de Vila Real desenvolveu uma plataforma de serviço de transportes de passageiros que está a operar em Lisboa, Porto e no Algarve e que, num mês de atividade, contabiliza cerca de 500 motoristas e 3000 utilizadores. A Chofer, concorrente da Uber e da Cabify, foi desenvolvida por antigos aluno da UTAD.

“Cálem gasta 3 milhões em cave interativa”
Um novo museu interativo, com tecnologia de última geração, circuitos distintos para grupos e visitantes individuais , “video mapping” nos balseiros, uma ala de provas nova e outra para experiências mais distinta. Três milhões de euros de investimento. A Cálem sofreu uma remodelação profunda, e quase duplicou em área – tem agora 3281 metros quadrados. Tudo para aproveitar os bons ventos do turismo e crescer.

“Roteiro para alunos da UP dá entrada em 22 lugares”
Um roteiro gratuito de quatro dias pelas ruas e museus emblemáticos da Invicta. É assim que a universidade do Porto vai dar, este ano, as boas-vindas aos cercas de quatro mil novos estudantes da academia.

“Colchões e artes gráficas no circuito de turismo em S. João da Madeira”
O circuito de Turismo Industrial de São João da Madeira, que permite conhecer em contexto de laboração real várias fábricas, museus e instituições ligados às indústrias locais, alarga-se esta quinta-feira a três unidades de colchoaria e artes gráficas.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.