Volta Nacional: “Turismo: Setor continua a atingir recordes atrás de recordes”

Volta Nacional: “Turismo: Setor continua a atingir recordes atrás de recordes”

Público

“Estrangeiros preferem Algarve e Lisboa”

Os turistas estrangeiros não descolam da fórmula “Algrave, Lisboa e Madeira” e, nos primeiros sete meses do ano, continuaram a eleger estas três regiões como principais locais a visitar. Reino Unido continua a ser determinante no sector.

 

Jornal i

“Turismo. Setor continua a atingir recordes atrás de recorde”

Portugal nunca recebeu tantos turistas como este ano e isso contribui para um aumento das receitas de hotelaria. O ano de 2016 já está a entrar na história como o melhor de sempre no sector. Os números falam por si, nos primeiros sete meses, recebemos 10,6 milhões de turistas. Só em junho, foram 1,89 milhões.

“Alojamento local dispara com aumento do turismo”

O aumento do turismo e a dificuldade em encontrar alojamento está a impulsionar uma nova oferta: o alojamento local. São 30 308 unidades de alojamento local, sendo que 23% estão concentradas nos centros urbanos de Lisboa e Porto. No entanto, cresce o descontentamento por parte dos moradores locais.

“Melhorar taxas de ocupação e estadias médias é a principal prioridade do governo”

O turismo continua a crescer e com isso aumenta também o peso do sector na economia nacional. Atualmente, o sector representa 15,3% das exportações nacionais e 8,2% do emprego em Portugal. Seguindo esta tendência, o governo pretende até 2027, reduzir a sazonalidade, mitigar as assimetrias regionais e atingir os mercados como China e Austrália.

“Lisboa. Ser turista na própria cidade”

A capital portuguesa está na moda. Os turistas invadem aos milhares as ruas de Lisboa e nem as obras, o caos ou os preços mais altos afectam a animação das ruas.

 

Vida Económica

“Vinhos de Portugal com procura de maior valor no mercado francês”

Portugal é o nono maior exportador de vinhos mundialmente. O mercado francês é o mais importante para os vinhos nacionais que registam procura por vinhos de maior valor. Para além disso, 87% dos operadores do sector têm uma produção igual ou inferior a 4000 litros. Em 2015, exportamos para território francês, 738 milhões de euros em vinhos.

“Turismo e Internacionalização dos vinhos”

O turismo é também encarado como elemento de notoriedade e potenciador das exportações nacionais de vinhos.

“AHRESP faz inquérito ao alojamento local”

Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) vai promover um inquérito sobre o que se passa no sector do alojamento local.

“Lufthansa trouxe ritmo do jazz ao Norte de Portugal”

A Lufthansa LGSP Jazz Band também conhecida pela sua designação original Jammin’ Five PLus Two, esteve há dias no Norte de Portugal, por inciativa da LGSP Events by Lufthansa LGSP.

“Generali promove mobilidade urbana em Lisboa”

A seguradora Generali vai realizar, domingo, dia 18 de setembro, o Generali Lisboa Scooter Day 2016, inserida na Semana Europeia da Mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa.

 

Correio da Manhã

“Estrangeiros. Algarve”

Segundo dados do INE, os turistas continuam a preferir Algarve, seguindo-se a Madeira e Lisboa. O sul do país absorveu quase 38% das dormidas de janeiro a julho.

“Itália. Em Minori tem início uma viagem de sonho”

Bom, bonito e barato, fica perto de tudo o que preciso de ver tão romântica Costa Amalfitana, em Itália

“Turismo Militar à descoberta”

Sítios de guerra são hoje destinos turísticos.

 

Evasões

“Cinco quintas para vindimar. Enoturismo”

“Verão, é quando o Alentejo quiser”

Paz e sossego e sol. A oferta turística tem vindo a diversificar-se.

“Nova quinta das lágrimas”

No ano em que assinala duas décadas como hotel, o palácio da Quinta das Lágrimas renovou-se.

 

Jornal Económico

“Tráfego a subir pressiona decisão sobre Portugal”

No primeiro semestre do ano, todos os principais aeroportos nacionais beneficiaram do ‘boom’ de turistas, com Faro à cabeça. Cresceram 11% nos primeiros seis meses de 2016 e houve mais dois milhões de passageiros em relação ao ano anterior. O aeroporto de Lisboa atingiu quase 10 milhões de passageiros, numa subida de 7,2% face ao período homólogo.

“Montijo vai beneficiar consumidor final”

José Miguel Costa, Presidente da Associação Portuguesa de Transporte e Trabalho Aéreo considera que “a Portela está a abarrotar” e critica falta de política para o sector. Para além disso, defende a opção do Montijo para alternativa à Portela.

“Até ao lavar dos cestos é…”

As vindimas são mais do que uma festa. Permitem contactar com segredos milenares e, daqui por dois ou três anos, abrir uma garrafa, libertar os seus aromas e declarar “Eu também fiz este vinho” Há cada vez mais pessoas e enófilos à procura de entrar neste mundo e ter contacto direto com a produção de vinhos.

 

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo citação de informações.