12 trabalhos de Hércules…na hotelaria: “Preparar os líderes de hoje e… de amanhã”
A partir de hoje, Gonçalo Rebelo de Almeida, consultor em hotelaria e turismo, estará quinzenalmente na Ambitur.pt para nos falar sobre os principais desafios que a hotelaria enfrenta, numa rubrica intitulada “12 trabalhos de Hércules… na hotelaria”. Leia aqui o primeiro artigo, dedicado à temática dos Recursos Humanos e, especificamente, à questão da Liderança.
Por Gonçalo Rebelo de Almeida
1. Preparar os líderes de hoje e…de amanhã
Ao longo dos primeiros seis meses de 2024, e sob o chapéu do título “12 trabalhos de hércules”, irei abordar 12 desafios que o setor hoteleiro enfrenta e para os quais os seus profissionais deverão estar atentos e preparados.
Esta rubrica irá elencar desafios em diferentes áreas como sejam os recursos humanos, marketing e vendas, tecnologias de informação, sustentabilidade e inovação.
Este mês começarei pela área de recursos humanos, pois acredito sinceramente que a componente humana assume primordial importância na prestação do serviço hoteleiro e é, na verdade, o verdadeiro elemento diferenciador e inimitável de cada unidade.
Assim como uma equipa de futebol necessita de treinador ou uma orquestra precisa de um maestro, também nos hotéis, os líderes são essenciais para o bom desempenho de um hotel.
Dentro da área dos recursos humanos as lideranças assumem um papel fundamental, sejam elas elementos da direção ou chefias ou subchefias departamentais. Assim como uma equipa de futebol necessita de treinador ou uma orquestra precisa de um maestro, também nos hotéis, os líderes são essenciais para o bom desempenho de um hotel.
São eles que devem assumir o papel de selecionar os elementos da sua equipa, garantir a sua formação técnica e comportamental, planear o trabalho e definir objetivos e prioridades, avaliar, motivar, identificar talentos, desenvolver e reter os colaboradores.
É frequente, salutar e desejável que muitas organizações promovam a líderes colaboradores que se destacaram no exercício das suas funções operacionais
É frequente, salutar e desejável que muitas organizações promovam a líderes colaboradores que se destacaram no exercício das suas funções operacionais pela sua capacidade técnica e disponibilidade.
No entanto, as características e pontos fortes que lhe permitiram esse destaque e essa promoção, raras vezes serão suficientes para que seja automaticamente um bom líder, pelo que entendo que cabe às organizações o papel de os ajudar a adquirir essas novas competências.
Teremos de entender que o colaborador irá desempenhar um conjunto de novas tarefas com as quais, por norma e até então, não tinha sido confrontado, e que poderão conduzir a processos de insegurança e frustração, que podem ser agravados pelo facto de ser chamado a liderar colaboradores que até à data eram seus pares no mesmo departamento.
É por isso natural, que muitas vezes, este líder recém-promovido procure o seu refúgio na execução das tarefas operacionais que dominava e que mereciam aprovação e louvor e procurará justificar e autojustificar-se que estas tarefas lhe ocupam o tempo que precisaria para executar as novas tarefas de líder.
é fundamental que seja feito um trabalho prévio e preparatório do desenvolvimento das lideranças onde de forma transparente sejam identificadas as novas funções, tarefas, responsabilidades e objetivos
De modo a evitar a eventual frustração do colaborador promovido e da própria organização, é fundamental que seja feito um trabalho prévio e preparatório do desenvolvimento das lideranças onde de forma transparente sejam identificadas as novas funções, tarefas, responsabilidades e objetivos e através de processos de formação em sala, on the job, mentoria ou coaching o líder tenha o acompanhamento necessário ao bom desempenho das novas funções.
Para isso, terá de saber organizar e planear o trabalho da sua equipa e saber dimensionar a mesma, definir os objetivos do departamento, selecionar e recrutar novos elementos, efetuar avaliações de desempenho, dar formação técnica e comportamental, desenvolver ações de motivação e envolvimento
Claro que a responsabilidade não recai toda sobre a organização, pois o líder, enquanto tal, terá de passar a ter consciência que nesta fase terá de trabalhar processos de autoconhecimento e desenvolvimento, de modo a estar permanentemente a melhorar as suas competências.
A preparação prévia, atempada e capaz das lideranças é o primeiro dos 12 trabalhos de hércules…na hotelaria.
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