“Se cada um fizer o que tem a fazer as coisas acontecem”

Na apresentação dos novos produtos para 2016, que decorreu no stand do Turismo do Algarve, na Bolsa de Turismo de Lisboa, Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve, voltou a frisar o problema da sazonalidade nesta região nos meses de outubro a maio. Elogiando o trabalho que está a ser feito com a secretaria de Estado do Turismo, “que tem mostrado estar em sintonia com os problemas da região”, e com o Turismo de Portugal, Desidério Silva afirmou que é necessário “reposicionar o Algarve e valorizá-lo como destino”. Mas para isso, acrescentou, “tem que existir a cooperação de todos”. “Todos nós na região temos de ser capazes de daqui a dois ou três anos podermos dizer que não temos um Algarve sustentável seis meses, mas temos um Algarve sustentável todo o ano. Isto é o obectivo da Região e se cada um fizer o que tem a fazer as coisas acontecem. Nós estamos numa região em que alguns não querem fazer nada para beneficio dos outros, isso não pode continuar”, afirmou o responsável, acrescentando que “desta vez ninguém tem por onde fugir. Os hotéis terão que fechar mais tarde e abrir mais cedo”, afirmou o responsável, acrescentando que, uma vez que a região está a fazer uma aposta grande na criação de novos produtos que combatam a sazonalidade, quando é chegada a hora da vinda dos turistas, “não podemos ter restaurantes e hotéis fechados”.

Na mesma ocasião, Desidério Silva voltou a criticar “as comparações estatísticas que são feitas, muitas vezes, em Portugal” no setor do turismo. “É difícil crescer sobre uma base grande e mais fácil crescer quando se tem uma base pequena”, afirmou o responsável, acrescentando que não se pode comparar “os resultados do Algarve com o Alentejo”, por exemplo.

Algarve lança duas novas apps e livro infantil

Na lista dos novos projetos da região para 2016 estão o lançamento de duas aplicações (aplicação da Rota Omíada e aplicação dos eventos) e de um livro infantil intitulado “Algarve, quem és tu?”.