Lufthansa apresenta primeiro Laboratório Voador a bordo do voo inaugural para o Vale do Silício

A Lufthansa oferece, desde a passada sexta-feira,  um novo voo direto para a Califórnia desde Frankfurt. Um voo no qual a companhia aérea apresentou pela primeira vez o seu FlyingLab, o Laboratório Voador, no qual os passageiros podem testar novas ideias à volta de produtos e serviços. O lema do voo de ida é a Realidade Virtual, uma área na qual a Lufthansa é líder na indústria da aviação com o seu conteúdo de 360 graus.

No voo para a Califórnia, os viajantes podem experimentar o equipamento digital mais recente do parceiro Samsung, tal como os óculos de realidade virtual Samsung Gear VR ou o tablet Samsung Galaxy Tab S2. Assim, os passageiros podem mergulhar em vídeos de 360 graus durante o voo de 12 horas e experimentar o conteúdo cheio de poderosas imagens. No voo de regresso, com o lema “Bem-estar nos voos noturnos”, os passageiros podem testar o Neuroon, entre outras coisas: esta máscara para dormir com inteligência artificial foi desenhada para ajudar a mudança par um padrão de sono diferente – interessante para os passageiros frequentes com jetlag, por exemplo. Todos os passageiros reservados puderam registar-se para testar gratuitamente os produtos em lh.com/flyinglab.

Independentemente do destino, a Lufthansa irá manter o conceito do Laboratório Voador e disponibilizar aos seus passageiros os futuros desenvolvimentos internos e externos – e recolher posteriormente as suas opiniões sobre as inovações e serviços digitais e componentes do produto. Assim, os clientes poderão familiarizar-se com as tecnologias e os produtos mais recentes e experimentá-los ao vivo.

“O objetivo do Laboratório Voador é testar novas coisas rápida e facilmente”, mencionou o Dr. Reinhold Huber, Vice-presidente para Passenger Experience Design & Ancillaries, da Deutsche Lufthansa AG. “Se encontramos um produto excitante, podemos descobrir rapidamente se agrada ao grupo-alvo. Testes muitos longos podem ser contraproducentes”.

A velocidade tem particular importância no mundo digital. “No primeiro Laboratório Voador, estamos a avaliar uma conferência ao vivo”, referiu Dr Torsten Wingenter, Diretor das Inovações Digitais. “Estamos a utilizar o mesmo pensamento ininterrupto que as start-ups usam: testar rapidamente um protótipo e depois decidir celeremente se havemos de introduzir a ideia ou deitá-la fora”.

A Lufthansa vai transmitir quatro palestras a bordo para os aparelhos dos passageiros através de live streaming. Cada passageiro pode seguir estas palestras nos seus aparelhos: no telemóvel, no computador portátil ou no tablet.

“Conseguimos implementar o protótipo para um live stream de uma conferência a bordo para os aparelhos dos passageiros no espaço de tempo muito curto. Um sistema destes pode também ser viável para voos de pequeno curso, em especial para internet streaming, para todos os que não podem estar no voo. Tomaremos uma decisão sobre continuar com a ideia durante o ano em curso, baseando-nos nas nossas experiências com o primeiro Laboratório Voador e o estado da tecnologia disponível atualmente”.

Mas os passageiros não vão só ficar enfeitiçados pelo Vale do Silício durante o voo. Pela primeira vez, os passageiros são convidados a participar em diversos eventos organizados pela Lufthansa. Seja o Museu da Tecnologia em São José, observação de baleias em Monterrey ou um churrasco do Dia da Independência, 4 de julho – a Lufthansa quer celebrar o seu destino mais recente com os seus passageiros e oferecer-lhes eventos inesquecíveis.

Durante a sua estadia na Califórnia, os passageiros poderão também testar um serviço muito especial. Com o serviço de concierge de viagens “Mission Control”, um produto da Lufthansa Innovation Hub, os passageiros podem receber dicas interessantes sobre São José: desde apoio para alterar as reservas de voos às direções sobre como chegar a um evento – facilmente através do Messenger do Facebook.

Este voo da Lufthansa para São José é anual e tem uma frequência de cinco vezes por semana.