A Airmet realizou o 1º Airmet Summit entre 28 de outubro e 5 de novembro na República Dominicana. O objetivo foi reunir 40 diretores de agências de viagens num evento de capacitação, formação e profissionalização, a que se juntaram vários momentos de diversão e descontração. A Ambitur esteve presente nesta primeira edição, que contou com o apoio do Grupo W2M, e falou com vários agentes que deixaram a sua visão sobre esta iniciativa. Hoje é a vez de Neusa Almeida, diretora geral da Instantes de Evasão Viagens, nos deixar a sua visão.
Como descreve a 1ª edição do Airmet Summit, em Punta Cana?
Globalmente, foi uma iniciativa, além de inovadora, extremamente enriquecedora e que nos permitiu, não só adquirir novos conhecimentos técnicos, mas também partilhar experiências, métodos de trabalho e, claro, usufruir de alguns momentos de lazer junto dos nossos parceiros e colegas de negócio num dos destinos mais comercializados por nós. É, sem dúvida, um evento a repetir!
Como iniciativa de formação, que contributo vos trouxe?
Permitiu-nos ter um contacto próximo com colegas que se destacam no nosso setor e que podem constituir-se como exemplos a seguir, tendo estes compartilhado práticas inovadoras e que nos permitem ser mais eficientes nos processos dos nossos clientes e que visam ajudar-nos a aperfeiçoar e a implementar ferramentas tecnológicas que tornem a nossa agência mais competitiva e adaptada às novas demandas do mercado. Tivemos também formação na área da IA e fizemos algumas atividades de team building que nos ajudaram a perceber que ” sozinhos vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe”.
Ao nível da IA o que as empresas não devem esquecer?
No caso específico das Agências de Viagens, a inteligência artificial pode ajudar-nos a criar uma experiência mais personalizada de atendimento, nomeadamente através da recomendação de destinos e pacotes conforme o perfil de cada cliente. Permite-nos também a construção de itinerários personalizados, tendo em conta fatores como o tempo que o cliente tem para realizar a viagem e, até, o plafond de que dispõe para a realização da mesma. Por outro lado, a programação de chatbots permite-nos automatizar respostas a dúvidas comuns, ajudando-nos a economizar tempo e a melhorar o suporte que damos aos nossos clientes. Além disso, a IA também pode ajudar-nos a analisar tendências de mercado e a ajustar ofertas conforme a procura, otimizando preços e campanhas. Ainda assim, não devemos nunca transferir a nossa responsabilidade na totalidade para a IA e perder o lado humano das interações.
Como se pode construir uma atitude positiva?
A meu ver, para construir uma atitude positiva em equipa, é essencial mantermos um espírito crítico aberto, valorizando as opiniões e os esforços dos nossos colegas/colaboradores/clientes. Sermos empáticos ajuda-nos a compreender as dificuldades dos outros e leva a que os outros também compreendam as nossas. Ao termos objetivos comuns, a motivação de todos aumentará e, se conseguirmos que toda a equipa se foque em soluções em vez de se focar em problemas, o bem-estar e o bom desempenho coletivo está garantido.
Falando do destino, a República Dominicana continua a ter argumentos para continuar no top dos destinos portugueses?
A República Dominicana continua a ser um destino popular para os portugueses muito pela excelente relação qualidade/preço e dos pacotes com tudo incluído. O clima tropical e as praias paradisíacas são fatores atrativos e as infraestruturas de alta qualidade geralmente proporcionam uma experiência livre de preocupações. Por outro lado, é uma país com uma diversidade cultural grande, uma gastronomia rica e variada e uma fauna e flora arrebatadoras Os voos diretos de Portugal, ou eventualmente via Madrid, facilitam o acesso fácil durante todo o ano, tornando este país num destino ideal.
Ao raio x…
Melhor momento do evento: adorei a atividade de Team Building no sábado de manhã, em que construímos a ponte.
O que se pode melhorar: ter presentes mais fornecedores estratégicos.
Qual o principal motivo para uma segunda edição: Tendo a primeira sido um sucesso junto dos associados, creio que uma segunda edição terá tudo para ser melhor ainda, além de constituir um estímulo para fazer sempre mais e melhor para que possamos estar presentes novamente no próximo ano.
Qual a pontuação para a equipa da Airmet: creio que a equipa esteve à altura das ótimas prestações a que já nos habituou e que, no geral, estiveram muito bem. Apenas considero que teria sido importante a participação de todos os membros da equipa nas atividades que estavam programadas inicialmente, nomeadamente na ida à Ilha Saona.
Leia também…