20 anos Bestravel: “Estamos num momento de maturidade do projeto”

A rede de agências de viagem Bestravel comemorou o seu 20º aniversário na passada sexta-feira, 12 de maio, em Lisboa, numa festa que reuniu as franquias da marca, parceiros e outras entidades convidadas. Carlos Baptista, administrador da Bestravel, assegurou que “estamos num momento de maturidade do projeto”. Um projeto que se iniciou em 2003 com “um grupo de pessoas que se juntou num momento complicado”, lançando um projeto “no contexto certo, com bases fortes e diferenciador, fatores essenciais para conseguir ocupar um espaço distinto na distribuição nacional”, acrescentou.

O gestor recordou que o crescimento tem sido “a um ritmo muito acelerado”. E há já quase 12 anos que a Bestravel se encontra sob a alçada da Newtour, com Eduardo Machado e Tiago Raiano a olharem para o projeto “de forma estratégica” e a apoiarem-no sempre “nos momentos difíceis”. Além disso, recordou ainda Miguel Fonseca que, “desde o primeiro momento foi um entusiasta deste projeto” e que, juntos, “fizeram com que esta união pudesse ser possível e começou-se um novo ciclo”.

Carlos Baptista sublinhou que o papel da Newtour dentro da Bestravel se pautou sempre “por uma intervenção com grande responsabilidade e sustentabilidade”. Desde logo se iniciou um período de transformação, começando por “uma reestruturação forte e construção de uma sustentabilidade económico daquilo que é o projeto”. Um trabalho inicial que classificou como “duro” e que atribuiu ao seu antecessor na administração, Carlos Neves, a quem elogiou pelo “trabalho extraordinário”.

Mas o administrador da Bestravel lembrou ainda outros nomes de uma equipa “sempre profissional”, destacando Nuno Paixão, Luís Henriques, Nuno Almeida ou Ricardo Teles, entre outros, bem como toda a equipa de Marketing. E recordou ainda parceiros fundamentais para o negócio, nomeadamente hoteleiros, rent-a-cars, aviação ou seguros, entre outros, bem como as regiões de turismo.

Lembrando os tempos difíceis da Covid-19, Carlos Baptista admitiu ter sido um período desafiante e “totalmente disruptivo”, que afetou sobretudo este setor. Mas “a rede Bestravel passou este período com alta distinção”, acrescenta, tendo a pandemia servido para validar o modelo que a Bestravel tem implementado. “21 das nossas 45 lojas têm mais de 15 anos na Bestravel, um sinal claro do trabalho que temos vindo a fazer ao longo do tempo”, apontou.

Carlos Baptista terminou o seu discurso elogiando o trabalho da APAVT que “tem sido um pilar fundamental do nosso caminho”, deixando um pedido a Pedro Costa Ferreira, atual presidente da associação, para que considere ser “um caminho futuro na APAVT”.

Por Inês Gromicho