20 factos que ainda não sabe sobre os aviões

São grandes, poderosos e foram construídos para voar de forma perfeita, mesmo nas condições mais adversas. Estes são os factos mais conhecidos sobre os aviões, mas existem muitas outras curiosidades que os tornam ainda mais fascinantes.

A inglesa Monarch falou recentemente com o comandante Nigel Webster, que com uma experiência de mais de 44 anos e partilhou alguns dados interessantes:

  • O sistema de navegação da Airbus e de alguns dos mais modernos aviões é descendente de um design desenvolvido para o programa espacial Apollo.
  • O mapa eletrónico de desobstrução do terreno, da Airbus e outros aviões modernos, foi originalmente desenvolvido para misseis cruzeiro.
  • Apenas para uso operacional, é possível enviar uma mensagem de texto enquanto o avião está no ar.
  • Também apenas para uso operacional, é possível telefonar para qualquer número do mundo enquanto o avião está no ar.
  • Num avião Airbus assim como em outros modelos europeus o interrupetor está ligado quando está para baixo. Em aviões Boeing e outros modelos americanos está ligado quando está para cima.
  • A fila 13 não existe nas cabines dos aviões da Monarch.
  • A documentação do avião é designada de Ship’s Papers.
  • As janelas laterais do cockpit são designadas como abrigo do vento e as frontais como pára-brisas.
  • Quando é feita uma curva apertada no chão, um dos “pneus de nariz” levanta do chão.
  • As luzes estroboscópicas localizadas nas pontas das asas de um Airbus fazem um duplo flash.
  • Num Boeing fazem um único flash.
  • Num Airbus e outros aviões modernos, quando o autoclismo é descarregado na casa-de-banho está a abrir um canal no casco pressurizado para uma zona não pressurizada e não está a sair diretamente para o mar.
  • A partir do convés de voo é possível ver as asas mas não os motores.
  • Quando as rodas principais tocam no chão, o piloto de um A321 ainda está a mais de 6 metros acima da pista.
  • Nos Airbus os pilotos têm à sua frente uma mesa dobrável.
  • Um A321 tem capacidade para 26.700 litros de combustível
  • Todas as informações essenciais ao voo são transmitidas aos dois pilotos através de 6 ecrãs.
  • Os três sistemas hidráulicos dos Airbus 320/ 321 são designados de verde, amarelo e azul.
  • Um A320 tem mais de 200 computadores.
  • Ao descer para a pista uma voz sintética masculina indica a altura acima do solo.