2017 foi o “melhor ano de sempre” para a Rota do Românico

A Rota do Românico recebeu nove mil visitantes no ano passado, revelou à Ambitur.pt o responsável pelo departamento de Turismo da entidade, Duarte Pinheiro, referindo-se a 2017 como “o melhor ano de sempre” para o projeto turístico-cultural da região Norte. E, “pelos números e marcações que já temos, acreditamos que este ano vá superar todos os anteriores”, disse o responsável, que falava ITB Berlim, que teve lugar na Alemanha de 7 a 11 de março.

A Rota do Românico contempla 58 monumentos e apresenta-se como um ponto de partida à descoberta de 12 munícipios pertencentes aos vales do Sousa, Douro e Tâmega. Entre eles, Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel, Marco de Canaveses e Resende.

Para Duarte Pinheiro, a rota “é um produto que vai ao encontro daquilo que são as novas tendências do turismo – a procura pela essência, as origens e o Portugal profundo e ainda por descobrir”. “Trabalhamos nisto diariamente”, continuava, sublinhando: “Sabemos o que temos e que há locais fantásticos que merecem ser visitados e promovidos”.

Atualmente, segundo o responsável, no topo das nacionalidades que mais procuram a Rota do Românico lidera o mercado nacional, que representa cerca de 80%, seguido do espanhol, francês, brasileiro, alemão e inglês. Uma das prioridades da entidade para 2018 é “tentar conquistar o mercado internacional”, afirmou.

A Rota do Românico está também a conseguir posicionar-se junto do mercado asiático, cuja procura começa a sentir-se. “Vamos desenvolver um trabalho para perceber a importância desse mercado”, adiantou o responsável.