2018 foi o “melhor ano” para o memmo Hotels, um ano de consolidação e aposta nos recursos humanos. O grupo hoteleiro não esconde a ambição de abrir novas unidades no país mas não será já este ano, estando previsto apenas terminar as remodelações no memmo Baleeira, no Algarve. A Ambitur.pt falou com Rodrigo Machaz, diretor geral do memmo Hotels, para desvendar tudo.
Segundo Rodrigo Machaz, “2018 foi o melhor ano de sempre para a memmo Hotels” com a taxa de ocupação a situar-se nos 70%, o preço médio líquido a subir 18 euros, para 175 euros, e o volume de negócios a crescer 8,5% (13,2 milhões de euros) no conjunto dos três hotéis. O sucesso do ano passado foi também visível no memmo Alfama e, sobretudo, no memmo Príncipe Real “que conseguiu consolidar a sua posição cimeira no segmento dos hotéis boutique de 5* em Lisboa”.
O diretor conclui que 2018 foi “um ano de investimento na consolidação dos três hotéis e de uma aposta forte nos recursos humanos” que, na sua opinião, constituem o grande desafio dos grupos hoteleiros: “A base da boa hotelaria é a boa hospitalidade e a boa hospitalidade só se consegue com as pessoas certas.”
Renovações e novidades no memmo Baleeira
O primeiro hotel memmo surgiu em Sagres, no Algarve, e o Grupo não podia estar mais satisfeito com esta aposta: “A nossa estratégia em apostar num hotel virado para um cliente que gosta do lado autêntico dos destinos e que procura um turismo ativo e de natureza veio a revelar-se certeira”, afirma Rodrigo Machaz. “É isso que promovemos em Sagres, o outro lado do Algarve, menos turístico, menos massificado e mais autêntico”, acrescenta.
Em 2017, o memmo Baleeira celebrou 10 anos e durante esse período “muita coisa mudou em Portugal e em Sagres”, reflete o responsável, como a ‘ameaça’ do Brexit e os seus efeitos no Turismo. O mercado inglês é um dos principais mercados da região do Algarve e, consequentemente, do memmo Baleeira, que mostrou “grande resiliência” com um aumento do volume de negócios de 6% e do preço médio líquido de 7%. Ainda assim, o responsável frisa que “estamos atentos e com natural preocupação para os efeitos do Brexit em 2019”.
O memmo Baleeira recebeu um investimento de cerca de três milhões de euros nos últimos três anos, nomeadamente em melhorias em todas as suas áreas: quartos e casas-de-banho, zona de piscina interior e exterior e zona de massagens e bem-estar renovados; construído um novo ginásio, surf & bike center, kids playground, sala de pequenos-almoços e restaurante, o Fornaria memmo. Este ano serão as salas de reunião alvo de intervenção.
O diretor geral do memmo hotels avança que “todas estas melhorias são uma aposta clara no período fora da época alta, pois acreditamos no potencial da região e de Sagres para um turismo 356 dias por anos”. Além disso, o memmo Baleeira lançou novos filmes “memmo True Stories” sobre histórias reais que envolvem os clientes e o hotel: http://bit.ly/MemmoTrueStories-youtube.
Nunca fazer “mais do memmo”
Memmo remete para ‘memórias’ no sentido de “transformar cada viagem e cada local em algo único, genuíno e surpreendente, que fica na memória”. Já a imagem de um camaleão, adotada pelo Grupo, transmite a “ambição de cada hotel se adaptar ao local onde está inserido, valorizando o que existe e não destruindo”. “É com este espírito de nunca fazer ‘mais do memmo’ que se tem feito a expansão da marca”, assegura Rodrigo Machaz.