2,5% de aumento na oferta da Air France-KLM este inverno

2,5% de aumento na oferta da Air France-KLM este inverno

Categoria Business, Transportes

A Air France-KLM aumenta a sua oferta em 2,5% no inverno de 2017-18 (28 de outubro de 2018 a 30 de março de 2019) face à época de inverno precedente e prossegue os seus objetivos de crescimento em continuação da época de Verão. Este crescimento, gerado principalmente por uma melhor utilização da frota, distribui-se da seguinte forma:

⦁ +2,8% pela atividade na rede de passageiros de longo-curso;
⦁ +1,1% pela atividade na rede de passageiros de médio e pequeno-curso
⦁ +11,5% pela atividade low cost da Transavia.

Oferta estável da Air France-KLM em Portugal no inverno 2018-19

O Grupo Air France e a KLM apresenta uma oferta estável no inverno 2018-19, face ao mesmo período do ano anterior, na sua capacidade em termos de lugares-quilómetros oferecidos de/para Portugal.

Globalmente, com as suas companhias Joon, KLM e a low-cost Transavia, bem como o parceiro transatlântico joint-venture Delta Air Lines, o Grupo oferece este Inverno 2018-19 mais de 290 voos semanais em 22 rotas de e para 4 aeroportos portugueses (Lisboa, Porto, Faro e Funchal). O Grupo vai oferecer este inverno, pela primeira vez, novos voos diretos entre Lisboa e Nova Iorque-JFK, operados pela Delta Air Lines, em continuação da rota de Verão iniciada o ano passado.

A partir de Faro
⦁ Amesterdão-Schiphol: 9 voos semanais com a Transavia
⦁ Eindhoven: 3 voos semanais com a Transavia
⦁ Nantes: 2 voos semanais com a Transavia
⦁ Paris-Orly: 5 voos semanais com a Transavia
⦁ Roterdão: 8 voos semanais com a Transavia

A partir do Funchal
⦁ Amesterdão-Schiphol: 4 voos semanais com a Transavia
⦁ Lyon: 1 voo semanal com a Transavia
⦁ Nantes: 1 voos semanais com a Transavia
⦁ Paris-Orly: 8 voos semanais com a Transavia

A partir de Lisboa
⦁ Amesterdão-Schiphol: 14 voos semanais com a KLM e 7 com a Transavia
⦁ Paris-Charles de Gaulle: 28 voos semanais com a Joon
⦁ Eindhoven: 3 voos semanais com a Transavia
⦁ Nova Iorque-JFK: 5 voos semanais com a Delta Air Lines (novo no Inverno)
⦁ Lyon: 3 voos semanais com a Transavia
⦁ Nantes: 6 voos semanais com a Transavia
⦁ Paris-Orly: 21 voos semanais com a Transavia
⦁ Roterdão: 2 voos semanais com a Transavia

A partir de Porto
⦁ Amesterdão-Schiphol: 7 voos semanais com a KLM e 6 com a Transavia
⦁ Paris-Charles de Gaulle: 3 voos semanais com a Joon
⦁ Lyon: 3 voos semanais com a Transavia
⦁ Nantes: 4 voos semanais com a Transavia
⦁ Paris-Orly: 31 voos semanais com a Transavia

Longo-curso : + 2,8%
Na sua rede longo-curso, a Air France-KLM vai propor 6 novas ligações no inverno:

– 5 destinos a partir de Paris-Charles de Gaulle em continuação do Verão: Seattle (EUA), Taipé (Formosa), Nairobi (Quénia) com a Air France, bem como Fortaleza (Brasil) e Mahé (Seychelles) com a Joon, que continua também a servir a Cidade do Cabo (África do Sul), Bombaim/Mumbai (Índia) e Cairo (Egito), até aqui operadas pela Air France;

– Um destino a partir de Amesterdão-Schiphol em continuação do Verão: Fortaleza (Brasil), operado pela KLM.

América do Norte

Nos Estados Unidos, a Air France vai prosseguir o serviço de Seattle, inaugurado a 25 de Março passado, durante todo o Inverno com 3 voos semanais. Para Detroit e Nova Iorque, a companhia vai aumentar as suas frequências semanais, propondo, respetivamente, 7 e 28 voos semanais. A KLM vai oferecer um voo por semana suplementar para Mineápolis (4 voos por semana).

No Canadá, o Grupo Air France-KLM vai aumentar a sua capacidade, oferecendo mais 10% de lugares a partir da Europa. Os clientes vão beneficiar de um voo suplementar para Montreal (13 voos por semana) com a Air France. A partir de Amesterdão-Schiphol, beneficiarão de 2 voos suplementares para Toronto (9 voos por semana) e um voo suplementar para Calgary (7 voos por semana) com a KLM.

América Central e do Sul e Caraíbas

Na Costa Rica, a Air France e a KLM vão oferecer um voo adicional para San José, i.e. uma oferta que aumenta 30% a partir da Europa: 4 voos semanais de Paris-Charles de Gaulle e 3 voos por semana de Amesterdão-Schiphol durante todo o Inverno. Uma quarta frequência será adicionada durante a época alta, de meados de Dezembro a Janeiro.

No Brasil, o Grupo vai continuar a servir Fortaleza com a KLM e a Joon, destino inaugurado a 3 de Maio pelas duas companhias. Por sua vez, a Joon vai aumentar suas frequências para este destino com um total de 3 voos por semana. Para o Rio de Janeiro, a Air France aumentará a sua capacidade oferecendo mais 30% de assentos, graças a 3 voos semanais adicionais (10 voos por semana).

Na Argentina, a KLM vai adicionar um voo por semana, para propor aos seus clientes um voo diário entre Amesterdão-Schiphol e Buenos Aires.

Na Colômbia, a rota Bogotá – Cartagena será operada 4 vezes/ semana pela KLM durante todo o Inverno. Durante a época-alta, de Dezembro a Fevereiro, os clientes beneficiam de uma quinta frequência.

Nas Caraíbas, o Grupo vai propor três vezes mais lugares entre a Europa e Saint-Martin: 4 voos adicionais entre Paris-Charles de Gaulle e Saint-Martin com a Air France (5 voos por semana), bem como um voo adicional na rota circular Saint-Martin – Curaçau com a KLM (3 voos por semana).

Ásia e Médio Oriente

Em Taiwan, a Air France vai prosseguir o seu serviço de Paris-Charles de Gaulle em continuação do Verão com três voos por semana.

Na Índia, a KLM vai aumentar as suas frequências de voos para Bombaim/Mumbai, propondo 4 voos semanais durante o Inverno. A Joon continuará a servir Mumbai com um voo diário. No total, o Grupo vai oferecer 32 voos semanais entre a Europa e a Índia com a Air France, a KLM e a Joon.

No Japão, a Air France e a KLM vão oferecer um voo semanal adicional para Osaka (respectivamente, 5 e 7 voos por semana) de Paris-Charles de Gaulle e Amesterdão-Schiphol. A Air France vai ainda aumentar as suas frequências para Tóquio-Haneda com 2 voos adicionais (12 voos por semana). O Grupo vai aumentar a sua oferta com +8% de assentos para o Japão no Inverno.

No Vietname, a Air France vai propor um voo semanal adicional para Ho Chi Minh, i.e. 4 voos por semana, durante as festividades do fim de ano.

No Sri Lanka, a KLM vai adaptar as suas frequências de voos para Colombo com 2 voos semanais.
Nos Emirados Árabes Unidos, com 3 voos semanais adicionais de Paris-Charles de Gaulle e 2 de Amesterdão-Schiphol a partir de Fevereiro próximo, o Grupo vai propor até 19 voos por semana entre o Dubai e os seus principais hubs.

África e Oceano Índico

No Egito, a Joon continuará a servir o Cairo com 1 voo diário, anteriormente operado pela Air France.
No Quénia, a Air France vai oferecer 3 voos semanais para Nairobi em continuação do Verão. No total, a Air France-KLM vai oferecer 10 voos semanais para Nairobi: 3 a partir de Paris-Charles de Gaulle e 7 de Amesterdão-Schiphol, complementando os voos diários oferecidos pelo parceiro Kenya Airways a partir destes seus dois principais hubs.

Na África Ocidental, a Air France-KLM vai aumentar a sua oferta em 10%. Para Ouagadougou (Burkina Faso) e Acra (Gana), os clientes vão beneficiar, respetivamente, de 2 e 4 voos adicionais, totalizando um voo diário para cada uma dessas rotas a partir de Paris-Charles de Gaulle. Para Lomé (Togo), a Air France vai oferecer um voo diário graças a três voos adicionais semanais, além de 4 voos semanais Paris – Niamey – Lomé.

Na Serra Leoa e na Libéria, a KLM termina a rota Freetown – Monróvia a 21 de Janeiro.

Na África do Sul, a Joon vai continuar a operar a Cidade do Cabo com 5 voos semanais.

Nas Seychelles, os clientes vão beneficiar de 3 voos semanais para Mahé com a Joon todo o Inverno.
Nas Maldivas, a Air France vai propor um voo adicional para Malé para oferecer 3 por semana. Por seu lado, a KLM vai continuar a servir a ilha Maurícia com 3 voos diretos semanais de Amesterdão-Schiphol, complementando os voos diretos oferecidos pela Air France de Paris-Charles de Gaulle.

Médio e pequeno-curso : +1,1%

Na a sua rede de médio e pequeno-curso, o Grupo vai propor 20 novas ligações este Inverno com partida dos principais hubs e regiões:

⦁ 16 rotas operadas 1 a 14 vezes por semana durante todo o Inverno :
– A partir de Paris-CDG: Bari (Itália), Catânia (Itália), Cork (Irlanda), Lorient (França), Toulon (França) e Wroclaw (Polónia) com a Air France e Bergen (Noruega) com a Joon.
– A partir de Paris-Orly: La Rochelle (França) com a HOP!
– A partir de Amesterdão-Schiphol: Växjö (Suécia) com a KLM
– A partir das regiões francesas com a HOP! Air France :
⦁ A partir de Caen: Genebra (Suíça) e Marselha (França)
⦁ A partir de Lorient: Lyon (França)
⦁ A partir de Lille: Brest (França)
⦁ A partir de Metz-Nancy: Marselha (França)
⦁ A partir de Rennes: Bruxelas (Bélgica) e Estrasburgo (França)

• 4 rotas operadas uma vez por semana (principalmente no fim-de-semana) durante as férias escolares francesas com a HOP! Air France:
– Pau a partir de Brest, Caen e Estrasburgo (França)
– Genebra (Suíça) a partir de Brest (França)

A Joon vai propor pela primeira vez Budapeste (Hungria) e Bergen (Noruega), anteriormente operadas pela Air France, bem como Roma (Itália), Nápoles (Itália), Oslo (Noruega) e Istambul (Turquia) na continuação da época de verão. Joon, a nova geração da Air France, oferecerá um total de 10 destinos durante o Inverno na sua rede de médio curso.

Transavia : + 11,5%

A Transavia vai desenvolver a rede em todas as suas bases em França e na Holanda com 18 novas rotas:

⦁ A partir de Eindhoven: Cracóvia (Polónia);
⦁ A partir de Roterdão: Nador (Marrocos) e Lanzarote (Espanha);
⦁ A partir de Amesterdão: Beirute (Líbano) e Ovda (Israel);
⦁ A partir de Groningen: Tenerife (Espanha);
⦁ A partir de Paris-Orly: Atenas (Grécia), Palermo (Itália), Rabat (Marrocos) e Tenerife (Espanha);
⦁ A partir de Nantes: Djerba e Monastir (Tunísia), Casablanca (Marrocos), Roma (Itália), Sevilha e Tenerife (Espanha) e Telavive (Israel);
⦁ A partir de Lyon: Djerba (Tunísia).
A partir da Holanda, a companhia low-cost do Grupo vai aumentar a sua oferta de voos em 3,8% e em 25% a partir de França.