26º aniversário Ambitur – Onde nos leva o turismo… por Duarte d’Eça Leal

“Passa a palavra” foi o desafio que a Ambitur colocou a profissionais do setor, e não só. Na edição que marca o seu 26º aniversário lançámos, inicialmente, um repto a três profissionais turísticos – Gonçalo Rebelo de Almeida, da Vila Galé, Nuno Mateus, da Solférias, e Frederico Costa, do Grupo Pestana Pousadas – para comentarem os desafios que o turismo nacional tem pela frente, mas também os incumbimos de indicar quem deveria ser submetido a igual exercício seguidamente. O organograma indica-nos quem deu a palavra a quem, sendo que Miguel Quintas e Paula Oliveira, os colunistas residentes de Ambitur, juntaram-se ao trabalho por indicação nossa.

Hoje publicamos o repto deixado por Duarte d’Eça Leal, Fundador/ Managing Partner The Independente Collective:

“Embora encontremos os mais variados exemplos em que a humanidade ao escrever novos capítulos da sua história ter-se-á repetido, parece-me que a crónica desta indústria tem sido particularmente criativa. A visão contemporânea que temos do conceito de se viajar por lazer, o Grand Tour, é particularmente recente – tendo, talvez, cerca de
quatro séculos – e que, como tal, tem sido especialmente sensível aos avanços tecnológicos.

É nessa ótica que traço a minha visão dos próximos 26 anos. À medida que as deslocações se tornarem mais acessíveis e simultaneamente menos longas, e em função do progresso dos dispositivos móveis, da internet e da sua cobertura, imagino um New Grand Tour: nómadas da era moderna que exploram diferentes regiões do planeta por temporadas e de um modo totalmente independente e personalizado.”