26º aniversário Ambitur – Onde nos leva o turismo… por Frederico Costa

“Passa a palavra” foi o desafio que a Ambitur colocou a profissionais do setor, e não só. Na edição que marca o seu 26º aniversário lançámos, inicialmente, um repto a três profissionais turísticos – Gonçalo Rebelo de Almeida, da Vila Galé, Nuno Mateus, da Solférias, e Frederico Costa, do Grupo Pestana Pousadas – para comentarem os desafios que o turismo nacional tem pela frente, mas também os incumbimos de indicar quem deveria ser submetido a igual exercício seguidamente. O organograma indica-nos quem deu a palavra a quem, sendo que Miguel Quintas e Paula Oliveira, os colunistas residentes de Ambitur, juntaram-se ao trabalho por indicação nossa.

Hoje publicamos o repto deixado por Frederico Costa, administrador do Grupo Pestana Pousadas:

“O crescimento no longo prazo do Turismo em Portugal parece inquestionável e excluindo expectáveis variações conjunturais que vão aqui e ali estragar este progresso, iremos verificar um firme aumento de turistas nos nossos destinos. Ora a par destas boas notícias preocupa-me a questão do serviço, que elejo como o maior desafio do Turismo nacional dos próximos tempos, principalmente se um desígnio
for aumentar preços, criando por esta via maior rentabilidade para as empresas, para depois ver-se
crescer o investimento e com este o emprego.

Sem pessoas não há serviço e este último para fazer a diferença, deve ser executado com profissionalismo, técnica e satisfação. E por isto importa:

i) priorizar verdadeiramente o Turismo em Portugal,
ii)dignificar as profissões do setor,
iii) criar financiamentos para a formação,
iv) ajustar a capacidade educativa às necessidades da economia do Turismo e
v) rever as regras do trabalho, no sentido de proporcionar maior liberdade aos empresários e aos trabalhadores.”