26º aniversário Ambitur: Onde nos leva o turismo… por Nuno Mateus

“Passa a palavra” foi o desafio que a Ambitur colocou a profissionais do setor, e não só. Na edição que marca o seu 26º aniversário lançámos, inicialmente, um repto a três profissionais turísticos – Gonçalo Rebelo de Almeida, da Vila Galé, Nuno Mateus, da Solférias, e Frederico Costa, do Grupo Pestana Pousadas – para comentarem os desafios que o turismo nacional tem pela frente, mas também os incumbimos de indicar quem deveria ser submetido a igual exercício seguidamente. O organograma indica-nos quem deu a palavra a quem, sendo que Miguel Quintas e Paula Oliveira, os colunistas residentes de Ambitur, juntaram-se ao trabalho por indicação nossa.

Hoje publicamos o repto deixado por Nuno Mateus, diretor geral da Solférias:

“Há um aspeto para quem está na parte da operação que é evidente: a resposta do Aeroporto Humberto Delgado está a curto prazo. Isso tanto vale para o setor emissor como para o incoming. Se queremos que Portugal cresça chegou o momento de resolver este problema. Este é atualmente o problema da base do turismo nacional, sendo um aspeto de resolução difícil tendo em conta os investimentos envolvidos, mas não dá para olharmos para o lado o resto da vida relativamente a esta questão.
Falta ainda a Portugal um grande parque de diversões. Estes estão a crescer em todos os países da Europa e Portugal não tem uma oferta a este nível.
De resto Portugal está francamente a crescer, está a conquistar o seu espaço, ocupando, de acordo com sua dimensão, uma posição que se lhe é de tirar o chapéu. Tem que se ter nesta dinâmica atenção à manutenção da competitividade com os nossos concorrentes, caso do IVA, assim como nas taxas aeroportuárias que têm sofrido um enorme crescimento e que pode pôr em causa a competitividade de algumas operações”.