28º Congresso Mundial da Organização Internacional de Turismo Social decorre em outubro nos Açores

A Fundação INATEL e a Organização Internacional de Turismo Social (ISTO), com o apoio do Governo dos Açores e do Turismo de Portugal, vão realizar, entre 12 e 15 de outubro, o 28º Congresso Mundial da ISTO. O evento terá lugar em Ponta Delgada sob o tema “Sustentabilidade Social, fator chave para o futuro do Turismo”.

Em comunicado, as entidades explicam que no contexto do Turismo Sustentável e em época de pós-pandemia, a dimensão social ganhou uma relevância, sem precedentes. O turismo é sobre pessoas e para pessoas, envolvendo viajantes, residentes e trabalhadores, sendo crucial encontrar políticas sociais que visem um turismo inclusivo, para todos, que promovam o desenvolvimento dos participantes, sustentem o desenvolvimento das comunidades e dos territórios de uma forma integrada e participativa, contribuindo para a criação de empregos dignos.

A organização estima um público-alvo diversificado, entre 200 e 250 participantes. O Congresso conta com oradores de referência do setor e com a participação de agentes de turismo dos cinco continentes (autoridades nacionais e regionais, membros da UE, tour operadores, empresas privadas, cooperativas de turismo, ONG e associações diversas, todas elas ligadas à área do Turismo Sustentável e Solidário), pelo que a diversidade de realidades vividas e medidas implementadas serão uma grande mais-valia na discussão deste tópico de atualíssima importância.

O local foi altamente influenciado pelo facto de os Açores ser o primeiro arquipélago do mundo formalmente certificado como “Destino turístico Sustentável”, de acordo com os critérios do Conselho Global para o Turismo Sustentável.

O programa previsto inclui diversas sessões de trabalho, com coffee breaks e almoços, acrescido de um programa social, com jantar de boas-vindas e de despedida, e uma visita à ilha, procurando-se incluir na mesma, uma relação direta com os atores da economia social e solidária.