2ª edição do programa “Algarve 365” mantém investimento na diversificação cultural

Num destino tão marcado pelo segmento de sol e praia como o Algarve, as alternativas que o ajudam a combater a sazonalidade são fundamentais para trazer turistas à região fora da época alta. É neste sentido que se inicia hoje a 2ª edição do programa de diversificação cultural “Algarve 365”, onde estão já programados 560 eventos que irão acontecer entre este mês de outubro e maio de 2018.

Esta 2ª edição do programa volta também a contar com um investimento de 1,5 milhões de euros, onde vão ser realizados eventos no âmbito da dança, teatro, música, cinema, gastronomia, arte e circo.

Em declarações ao Ambitur.pt, Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), considera que existe, nesta 2ª edição, uma “maior diversidade dos programas e da oferta cultural”, juntamente com um “envolvimento maior de todos os parceiros na região”, que até então, “não tinham tido a perceção da importância do programa”.

“Este segundo ano vem procurar também uma continuidade mas ao mesmo tempo vem corrigir alguns aspetos menos positivos no sentido de os adaptar. Queremos que haja uma valorização desta região onde o turismo e a cultura tenham uma ligação forte”, sustenta.

Desidério Silva explica que o objetivo deste programa passa por atrair turistas para a região durante os meses de época baixa, dando a conhecer a cultura algarvia e no sentido de passar a mensagem de que se pode visitar o Algarve durante todo o ano.

“É o Algarve da segmentação e da diferenciação que é aquele que procuramos fazer. Ao criarmos ofertas que estejam localizadas entre os meses de outubro e maio, que são aqueles onde temos uma grande capacidade de alojamento, acabamos por ter uma mais valia nos períodos mais difíceis em termos da escolha da região para fazer turismo. É um programa que vem reforçar a ideia de um Algarve para todo ano e não para apenas 4 ou 5 meses”, frisa.

A 2.ª edição do programa “Algarve 365” vai ser apresentada esta quarta-feira, dia 4 de outubro, numa edição que traz algumas mudanças face ao ano passado, resultante de um trabalho conjunto entre a RTA e a Universidade do Algarve. Paralelamente, realiza-se hoje, em Loulé, a festa de abertura com entrada livre, que inclui um espetáculo de teatro e gastronomia e um concerto de António Zambujo.

O 365 Algarve resulta de uma parceria entre a Secretaria de Estado do Turismo e a Secretaria de Estado da Cultura, apoiada pelo Turismo de Portugal e executada pela Região de Turismo do Algarve e pela Associação Turismo do Algarve.