2ª edição do Tomorrow Tourism Leaders quer mais jovens no mercado de trabalho

O Tomorrow Tourism Leaders, evento organizado pelo Fórum Turismo 2.1, regressa este ano com uma aposta ainda mais forte no seu objetivo principal: atrair jovens recém-licenciados que procuram o primeiro contato com o mercado de trabalho. “Uma das alterações para este ano é que as empresas participantes recebam pelo menos dois a três candidatos nas suas empresas. Sabemos que nem todas têm disponibilidade imediata de contratar este número de pessoas mas, se cada participante estiver algum tempo a trabalhar diretamente para a empresa e conseguir mostrar que é uma grande mais-valia, dificilmente não receberá uma proposta de trabalho”, revelou ao Ambitur.pt o presidente do Fórum Turismo 2.1, Frédéric Frère.

Para além de juntar profissionais do setor do turismo, que atualmente se encontram à procura de uma oportunidade de emprego, assim como empresas que tenham necessidades imediatas de recrutamento, Frédéric Frère fala de um novo público-alvo. “Temos recebido imensos pedidos de profissionais que estão, por motivos de crise, no desemprego e vêem aqui uma segunda oportunidade de reintegração no mercado de trabalho”, explica. Uma nova realidade que o presidente do Fórum Turismo 2.1 recebeu com muito otimismo. “Na realidade, não nos interessa a idade dos participantes mas sim que venham com muita vontade de aprender, trabalhar e demonstrar as suas capacidades ao mercado de trabalho”, garantiu.

Na 2ª edição do Tomorrow Tourism Leaders, realizada entre os próximos dias 13 a 18 de setembro, durante o dia, os participantes serão divididos em grupos de trabalho na resolução de atividades práticas propostas pelas empresas que vão estar presentes no evento. Esta atividade, permite ao participante conhecer o funcionamento de diversas empresas e áreas do setor, assim como, proporciona às empresas a possibilidade de observar candidatos e receber ideias e propostas para a criação de soluções dos seus problemas. Para a parte da noite, foram criadas sessões de Mentoring com alguns dos maiores líderes do setor do Turismo. Estas sessões, permitem aos jovens participantes conhecerem a história dos mentores e participar num debate aberto com os convidados. “Para os participantes estes momentos são uma oportunidade única de aprenderem e trocarem contactos com os principais players do setor turístico”, explica Frédéric Frère.

Desde a sua existência, o Fórum Turismo 2.1 sempre teve como uma das suas principais metas criar formas de aproximação das empresas do setor aos profissionais e futuros profissionais. Neste contexto, em 2014 foi lançado o Programa Emprega Valor, que contou com a participação de 17 empresas e com um recrutamento direto de mais de 60 jovens. “Com este contacto próximo que mantivemos com as empresas e com os futuros profissionais, percebemos que uma das maiores dificuldades das empresas era conseguir identificar através de CV´s ou de entrevistas, se o candidato teria ou poderia desenvolver com sucesso a função em que estava a ser recrutado. Dai nasce o Tomorrow Tourism Leaders, um evento que coloca à prova vinte jovens na resolução de problemas reais de empresas, criando assim um modelo de recrutamento ao vivo onde é possível avaliar o desempenho e as soft skills de todos os candidatos em atividades práticas”, explica Frédéric Frère.

No ano passado, no primeiro ano do Tomorrow Tourism Leaders, conseguiu-se juntar mais de 120 candidatos que, depois de várias análises, ficaram reduzidos a um grupo de vinte participantes. Após uma semana intensa com mais de dez desafios de diversas empresas do setor, oito dos vinte receberam propostas de trabalho pelas empresas participantes apenas duas semanas após o evento terminar.

Este ano, o Tomorrow Tourism Leaders vai contar com empresas das diferentes áreas do setor, deste a aviação, hotelaria, consultoria, eventos ou GDS. Neste momento, já está confirmada a participação de empresas como a Air France/KLM, a Leading, a Amadeus Portugal, a Travelstore American Express, o Neoturis e o Grupo Vila Galé, estando a ser fechado um acordo com mais duas empresas. O Secretário de Estado do Turismo, que também irá marcar presença, vai encerrar o evento numa sessão de Mentoring. “Não posso finalizar esta entrevista sem agradecer publicamente o apoio na organização deste evento à Universidade Lusófona de Lisboa, aos Hotéis Altis e ao Choupana Caffé”, concluiu Frédéric Frère.