2ª edição do Tourism Innovation Journeys debate boas práticas de destinos do Alentejo

A segunda edição do projeto Tourism Innovation Journeys, iniciativa do INP – Instituto Superior de Novas Profissões tem como objetivo central a valorização do turismo patrimonial no Alentejo, bem como os recursos turísticos da região que lhe são complementares, através de propostas desenvolvidas por equipas de estudantes da área de turismo deste instituto. Este projeto, que conta com o apoio institucional da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, teve o seu arranque com uma conferência realizada no passado dia 5 de dezembro, no Campus do INP, em Lisboa.

Nesta conferência, cujos trabalhos foram iniciados por Mafalda Patuleia, diretora do Instituto Superior de Novas Profissões, a primeira comunicação ficou a cargo de Luís Coito, em representação do Turismo de Portugal, IP. As intervenções relativas ao turismo no Alentejo tiveram como oradores os representantes das cinco marcas-destino alentejanas parceiras do projeto, nomeadamente Apolónia Rodrigues da Darsky Alqueva, Manuela Murteira da Alentejo Feel Nature, Rita Valente da Rotas Compadres, Marta Cabral da Rota Vicentina e João Martins da EDIA – Empresa de Desenvolvimento das Infraestruturas do Alqueva, SA.

O ponto alto da segunda edição do projeto Tourism Innovation Journeys terá lugar num momento posterior, no mês de maio de 2018, com a realização de uma viagem ao Alentejo durante a qual serão apresentados e avaliados os projetos desenvolvidos de valorização turística desenvolvidos pelos estudantes do INP.

A iniciativa terminará em junho de 2018, num evento a realizar em Lisboa no qual serão anunciados, apresentados e premiados os projetos vencedores, ainda que o grande prémio seja dar o devido protagonismo ao sustentável aproveitamento turístico do ímpar património cultural do Alentejo.