2ª edição do TTL – Super Edition arranca hoje e desafia a pensar o futuro do canal HORECA

2ª edição do TTL – Super Edition arranca hoje e desafia a pensar o futuro do canal HORECA

Categoria Business, Empresas

Arranca hoje a segunda edição da competição nacional promovida pelo Fórum Turismo e o Super Bock Group, com o apoio do Turismo de Portugal. Desta vez, o Tomorrow Tourism Leaders – Super Edition lança o desafio de pensar o futuro do canal HORECA com o objetivo de se encontrarem soluções sustentáveis que inovem este setor e apoiem a retoma do Turismo. Os interessados podem submeter a sua ideia em www.ttl.pt até 27 de junho.

O Tomorrow Tourism Leaders – Super Edition pretende gerar respostas para os estabelecimentos comerciais, nos diferentes segmentos da Restauração e da Hotelaria, se desenvolverem do ponto de vista ambiental, social e económico. A identificação de oportunidades (ideias) deve materializar-se em boas práticas em áreas como o desperdício alimentar; reciclagem, transformação digital ou capacitação de recursos humanos.

O vencedor da competição recebe um prémio pecuniário, no valor de 5.000€, e terá acesso a sessões de mentoria constantes e personalizadas para apoiar a implementação do seu projeto.

Já entre as vantagens para todos os finalistas encontram-se o fortalecimento da rede de networking e o desenvolvimento das soft skills e capacidades profissionais, além da participação numa experiência única e enriquecedora.

As candidaturas iniciam hoje e decorrem até 27 de junho, sendo que, nesta fase de pré-seleção, os interessados devem explicar, até 500 caracteres, qual a inovação que propõem para a Restauração ou Hotelaria em Portugal. Após a seleção das melhores ideias, inicia-se a fase de desenvolvimento da proposta (de 5 a 23 de julho) de onde sairá o grupo de finalistas. A final está marcada para 9 e 10 de setembro.

Nas várias fases da competição, o processo de seleção é feito por um júri composto por representantes do Super Bock Group, Fórum Turismo, Turismo de Portugal e Nest – Centro de Inovação do Turismo, com o apoio dos parceiros mentores da iniciativa, designadamente a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e a Sociedade Ponto Verde. As sete regiões turísticas nacionais (Açores; Alentejo e Ribatejo; Algarve; Centro; Lisboa; Madeira; e Porto e Norte) mantêm-se como parceiros de comunicação.

O júri vai avaliar os projetos de acordo com vários critérios, tendo sempre subjacente a integração do conceito de desenvolvimento sustentável. Além dos impactos ambiental, económico e/ou social, vão ser consideradas a criatividade e inovação; e a capacidade de execução e viabilidade económica da proposta.

Na primeira edição do Tomorrow Tourism Leaders – Super Edition, que teve por mote o Turismo de Natureza, foram recebidas 740 ideias, de onde foram selecionadas 190. Os sete finalistas foram apurados com o apoio das entidades turísticas nacionais, tendo cada uma selecionado a melhor ideia para a sua região. O vencedor foi o Banana Gampling, um novo conceito de complexo turístico sustentável, pensado para reaproveitar o desperdício das bananeiras da Madeira.

O Tomorrow Tourism Leaders – Super Edition é organizado pelo Fórum Turismo, com o patrocínio do Super Bock Group e o apoio institucional do Turismo de Portugal. As inscrições abrem hoje, em www.ttl.pt, e podem candidatar-se todos os cidadãos maiores de 16 anos de idade.