30ª edição da BTL cresce em visitantes e expositores

A 30ª edição da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorreu na FIL, em Lisboa, foi um verdadeiro sucesso e atingiu valores recordes ao nível da participação de expositores, profissionais do setor e oferta turística junto do público final, segundo revela a organização, em comunicado.

No total, a feira registou um número de 77.000 visitantes, o que confirma o crescimento face ao ano anterior, tendência que se afirma ano após ano. Particularmente durante os três primeiros dias, 39.000 profissionais estabeleceram novos negócios e parcerias, o que representa um aumento de 1.112 profissionais face ao ano passado. Já no fim-de-semana dedicado ao grande público, 38.000 visitantes aproveitaram as promoções e descontos exclusivos na BTL.

Fátima Vila Maior, diretora de feiras da FIL e responsável pela BTL, refere que “estamos muito satisfeitos com esta edição e os resultados alcançados superaram todas as nossas expectativas. A BTL 2018 foi de facto uma montra da atualidade e do futuro do setor turístico nacional e internacional. Pudemos confirmar a vitalidade e a importância do Turismo para a economia e vida dos portugueses. O feedback que recebemos quer pela parte dos profissionais quer pelo público não podia ser mais positivo o que leva o desafio da próxima edição ainda mais longe”.

“O foco este ano foi, a nível de mercado interno, as várias regiões portuguesas e os seus municípios, num total de 50 representações individuais – mais 20 que em 2017, apresentaram o melhor do seu património cultural, étnico e gastronómico. Para além da presença de todas as regiões de turismo nacionais, estiveram em destaque a região do Centro e a Pampilhosa da Serra como Destino Nacional Convidado e Município Nacional Convidado, respetivamente, que conseguiram encantar o público com um vasto programa de actividades e com áreas representativas da sua diversidade ”, conclui Fátima Vila Maior.

A 30ª edição da BTL contou com as visitas oficiais do Primeiro-Ministro, António Costa, do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, entre outras presenças institucionais do panorama político-económico, reforçando o peso deste evento para a economia nacional.

Um dos grandes focos da 30ª edição foi o espaço BTL Lab&Trends dedicado à inovação no setor. A primeira edição contou com a participação de 20 startups e 10 techs. Nesta área decorreram ainda pitchs de starups convidadas e de techs, quatro Talks nas quais foram debatidos temas ligados às tendências, inovação e futuro que contaram com oradores convidados de peso e uma assistência vasta.

Os profissionais responderam igualmente de forma muito positiva à BTL Meeting Industry/MICE, o espaço desenvolvido para o setor do Turismo de Negócios e em destaque nesta edição pela dinamização de um programa de Hosted Buyers específicos para os profissionais que nele operam. Esta área reuniu empresas e entidades que promovem as múltiplas ofertas nacionais e que comprovam a excelência e qualidade deste segmento que tem crescido de forma exponencial em Portugal. Destaque ainda para a participação da Bolsa de Empregabilidade, organizada pelo Fórum Turismo 2.1, que apresentou mais de 10000 ofertas de emprego, um acréscimo de cerca de 6000 postos de trabalho face a 2017.

O programa de Hosted Buyers contou com mais de 400 participações de compradores internacionais provenientes 39 mercados, mais nove países comparativamente a 2017, que realizaram mais de 3.273 reuniões, entre as pré-agendadas e as marcadas na plataforma, com empresas presentes na BTL. De realçar, para o sucesso deste programa, a parceria com a TAP, Turismo de Portugal, APAVT, hotéis parceiros e Grupo Barraqueiro.

De acordo com Fátima Vila Maior, “a edição deste ano distinguiu-se pela inovação e dinamismo das empresas participantes. Um exemplo disso foi o espaço BTL LAB&TRENDS, um espaço que dado o sucesso promete inovar ainda mais em 2019 ou o Kids Route, actividade desenvolvida pela segunda vez e com o dobro dos participantes do ano passado, o que confirma a aposta nos futuros viajantes pela descoberta de Portugal”.

Organizada pela FIL, Fundação AIP, a BTL 2018 contou com a participação de 42 destinos internacionais, entre os quais Marrocos, Egipto, Cuba, Argentina, Colômbia, Perú e Brasil que participaram pela primeira vez ou voltaram a marcar presença na feira.