31.ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa pode ser “a maior de sempre”

31.ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa pode ser “a maior de sempre”

Categoria Agenda, Inside

A apresentação oficial da 31.ª edição da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa decorreu ontem, no seu município convidado, o Seixal. Fátima Vila Maior, diretora de área de feiras da FIL e responsável da BTL, acredita que “vai ser a maior BTL de sempre”.

Vítor Neto, presidente da comissão organizadora da BTL, defende que “esta 31.ª edição da BTL vem num momento interessante de crescimento e desenvolvimento do nosso turismo” e revela um ‘segredo’: “Nos últimos 10 anos, o número de dormidas de estrangeiros no nosso país aumentou 80%. Significa mais 18 milhões de dormidas. E 18 milhões de dormidas significam as dormidas, por exemplo, do Algarve neste momento. Quer dizer que no nosso país, em 10 anos, temos mais um Algarve em termos de dimensão turística.”

São quatro pavilhões, já quase cheios, com 45 destinos internacionais. Lisboa é o destino nacional convidado, com Seixal a ser o município em destaque, e Macau o destino internacional. A grande novidade é a BTL Cultural cujo objetivo é “dar espaço a todas as entidades em Portugal que promovem a cultura” pois “grande parte do turismo é movido por questões culturais”, defende Fátima Vila Maior.

A responsável menciona também uma pequena área, no evento, dedicada ao enoturismo que se espera desenvolver no próximo ano: “As últimas rotas que foram abertas na TAP, nos EUA, abrem-nos horizontes para segmentos e o enoturismo é um segmento que, com esta abertura, cada vez faz mais sentido. Cada vez mais são as quintas e os produtores de vinhos que proporcionam uma experiência ao seu visitante e cada vez mais queremos que Portugal seja conhecido por um país de vinhos, mas um país que pode partilhar essa sua tradição e experiência com quem nos visita”, afirma.

Momentos-chave da BTL 

Já como highlights da BTL, o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, aponta o lançamento do Plano Estratégico para o Enoturismo em Portugal (13 de março), o Fórum de investimento da CPLP (14 de março) e o Workshop, promovido pelo Turismo de Portugal, sobre o Brexit e o mercado do Reino Unido, nomeadamente sobre os segmentos do turismo médico, a organização de casamentos e o turismo de luxo (15 de março).

O responsável recorda os 220 hosted buyers, de 42 mercados, que mostram interesse no País — 109 na BTL e 111 nos workshops da ACISO, assim como as mais de 10.000 ofertas de trabalho, de 70 empresas, no setor apresentadas na Bolsa de Empregabilidade do evento.

O evento de apresentação contou com a presença do presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos; da diretora de área de feiras da FIL e responsável da BTL, Fátima Vila Maior; do presidente da comissão organizadora da BTL, Vítor Neto; do presidente da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERT-RL) e diretor geral da Associação Turismo de Lisboa (ATL), Vítor Costa e, do presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo.

Rita Inácio