31ª edição da BTL recebeu mais de 70 mil visitantes

A 31ª edição da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorreu na Fil, entre 13 e 17 de março, recebeu um total de 70.322 visitantes, entre profissionais (34.389) e público geral (35.933). O balanço da feira deste ano é pois “bastante positivo”, segundo revelou Dália Palma, gestora da BTL, num encontro com a imprensa. A responsável explicou que tal balanço se deve não só ao grau de satisfação dos expositores, como também ao crescimento de determinadas áreas como a BTL Cultural ou o BTL Lab, que este ano ganharam uma nova dimensão e dinâmica.

Entre os números divulgados pela FIL, destaque para o facto de 18,8% dos visitantes profissionais terem ido pela primeira vez este ano à BTL o que, segundo Fátima Vila Maior, diretora da feira, “demonstra a capacidade da BTL atrair novos profissionais”. Além disso, 64% deslocaram-se à feira com a intenção de realizar negócios e 74% identificaram oportunidades de negócio.

A novidade este ano foi a introdução da bilheteira online, algo que, segundo a organização, 98% dos inquiridos a nível profissional consideraram uma iniciativa positiva. Na verdade, 21% dos profissionais inquiridos revelam ter feito a compra do bilhete online. A credenciação dos visitantes no site business.fil.pt facilitará a aquisição dos bilhetes no próximo ano, uma vez que o processo será mais célere com os dados já introduzidos, explica Fátima Vila Maior.

A nível do público, 37% dos visitantes fizeram-no pela primeira vez este ano, algo também representativo da capacidade da BTL ir buscar novos públicos. Além disso, 18% enquadravam-se na faixa etária dos 18 aos 25 anos, o que significa que os mais jovens começam também a ser atraídos para a BTL. Do total dos 35.933 visitantes, 54% pagaram para entrar na FIL e 59% dos inquiridos revela que o objetivo da ida à feira é escolher as suas próximas férias. Ou seja, foram cerca de 21 mil pessoas que se deslocaram à BTL para comprar e mais de sete mil compraram efetivamente as suas férias na edição deste ano da feira.

Para o próximo ano, Fátima Vila Maior sublinha que “vamos apontar as baterias para termos mais países e que estes estejam presentes de uma forma diferente”. O alvo vai pois para o Pavilhão 4, que deve assumir-se cada vez mais como “um espaço para contar histórias e vender produto, um espaço de experiências”, destaca a responsável.

Além disso, é intenção da FIL desenvolver mais o Turismo de Juventude na próxima edição, bem como o Enoturismo, que deverá ganhar uma nova abrangência.

A 32ª edição da BTl irá realizar-se entre 11 e 15 de março de 2020.