easyjet regista forte crescimento de passageiros e receitas

A easyJet acaba de anunciar que um forte crescimento de passageiros e das receitas, um rigoroso controlo de custos e um desempenho operacional resiliente. Nos primeiros seis meses do ano fiscal 2017, o número de passageiros foi de 33.8 milhões, mais 9.0% em comparação com o período homólogo, com uma taxa de ocupação recorde de 90.2% (H1 2016: 89.7%).

Sobre a capacidade, aumento em 8.4%. O crescimento de capacidade da easyJet na segunda metade do ano fiscal de 2017 está planeado para estar a um nível semelhante ao dos primeiros seis meses.

Quanto à receita, antecipa-se que diminua na ordem de um dígito. A receita total aumentou 3.2% para £1,827 milhões e receita por lugar de £48.80 (uma diminuição de 4.9%, e de 9.7% em moeda constante, em linha com as estimativas), o que reflete a mudança do período de páscoa e o crescimento da capacidade do mercado no geral.

O custo por assento é expectável que aumente em cerca de 1%. Sendo que, o custo por assento aumentou 4.9% para £54.45 (uma diminuição de 4.1% em moeda constante) impulsionado por uma taxa cambial fortemente desfavorável, segundo dados registados até 31 de março de 2017.

Já as reservas futuras são superiores às do ano passado, em 77% para o trimestre e 55% para o semestre. “As nossas reservas para o verão estão acima das do ano passado, demonstrando que a procura por voar continua forte e prova que os consumidores estão a dar prioridade a despesas em voos e férias em detrimento de outros itens não essenciais”, comenta Carolyn McCall, CEO da easyJet citada em comunicado.