Gavião: um Alentejo diferente

O concelho de Gavião situa-se num enclave entre o Alentejo, o Ribatejo e a Beira Interior, o que lhe confere características únicas que resultam num potencial cultural e turístico. O reconhecimento da marca “Gavião Um Alentejo Diferente” é fundamental para que todo o concelho se afirme como destino turístico coeso, trabalhando em rede para a dinamização positiva do turismo.

Possui um património vivo e ativo, do qual se salienta o núcleo museológico, sendo que deste se destaca o Museu do Sabão, único no país, não descurando o Castelo de Belver e o seu Centro Interpretativo localizado na Torre de Menagem ou o Museu das Mantas que é referência das artes locais. A Praia Fluvial do Alamal, verdadeiramente singular, com uma vista fabulosa, e a Ribeira da Venda, são também espaços únicos neste concelho.

O produto Turismo da Natureza tem vindo a ser desenvolvido pela autarquia, através da criação de percursos, quer para pedestrianismo, quer para “birdwatching”. Aliando a tudo isto uma oferta gastronómica de eleição, estão reunidos os condimentos para uma visita a este magnífico concelho, que vai continuar a apostar num conjunto de eventos importantes capazes de despertar o interesse das pessoas e de fixar o destino na mente do turista.