Turismo do Centro: Um Centro mais “ativo” do que nunca!

O verão já chegou e, com a chegada do bom tempo, são muitos os turistas que procuram a prática de atividades ao ar livre. Seja a pé ou de bicicleta, no centro do país as opções são múltiplas para quem quer embarcar numa verdadeira aventura.

Há destinos em que a natureza é mesmo a melhor companheira de aventuras. Numa altura em que o verão se aproxima, o bom tempo convida os portugueses e os turistas a saírem de casa e a praticar atividades ao ar livre. O turismo ativo e de natureza atrai cada vez mais pessoas e é também um dos segmentos estratégicos para o Turismo do Centro. Do BTT à canoagem, passando pelo trail running, o leque de atividades é vasto. Um elemento diferenciador da região que satisfaz desde aqueles que preferem praticar desportos mais radicais aos que querem apenas interagir com a natureza. Se, por exemplo, no concelho de Vouzela podemos percorrer os cerca de 200 quilómetros de trilhos homologados pela Federação Portuguesa de Ciclismo, já em Penacova encontramos o conhecido Centro de Trail Running com quatro rotas de diferentes níveis de dificuldade, e que permitem aos atletas, não só praticar o seu desporto favorito, como também conhecer a história e cultura do concelho.

Atividades que, para os municípios, estão a relevar-se importantes para ajudar a economia local a crescer. Quem beneficia desta aposta é desde logo a hotelaria de região, que tem vindo a aproveitar a crescente procura de experiências diferenciadoras. Numa altura em que os clientes são cada vez mais exigentes, e querem complementar a oferta, várias unidades apresentam hoje um conjunto de atividades náuticas e terrestres para quem quer, ao mesmo tempo, tranquilidade e contacto com a natureza, mas também momentos em família e até mais radicais.

Da serra ao mar há ainda quem pedale e trilhe novos caminhos para conseguir atrair os olhares internacionais. Há empresas que identificaram uma necessidade cada vez maior por parte dos turistas em praticar turismo cultural com uma componente ativa. Razão para que possamos, através da internet, encontrar empresas que oferecem um conjunto de produtos turísticos na área do ciclismo e dos percursos a pé, que enriquecem os programas com visitas a um museu ou a uma praia. Basta fazer uma pesquisa.
A verdade é que a pé, de bicicleta ou a nado, motivos não faltam para se deixar envolver pela natureza e partir à descoberta dos encantos do centro do país.

[new_royalslider id=”532″]