39 Alunos das Escolas do Turismo de Portugal vão representar Portugal em Encontros Europeus

39 alunos da rede de escolas do Turismo de Portugal vão representar Portugal em duas competições internacionais de hotelaria e turismo, que terão lugar em novembro próximo. A seleção decorre do facto de terem sido os melhores do concurso nacional Interescolas, iniciativa do Turismo de Portugal, que decorreu entre 5 e 7 de fevereiro, na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril e que reuniu 150 participantes que competiram em 13 especialidades.

Os 39 apurados vão agora defender as cores nacionais nos Encontros Europeus da AEHT (Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo), que se realizam no mês de novembro em Västeras, Suécia, e na Conferência Anual da EURHODIP (Associação Internacional para a Promoção da Formação em Hotelaria e Turismo), que terá lugar em Llandudno, País de Gales.

No concurso nacional Interescolas, os alunos competiram nas seguintes especialidades: Bar; Barista; Cozinheiro Aprendiz; Decathlon, prova prática de cozinha; Turismo; Alojamento Hoteleiro; Gestão Hoteleira; Pasteleiro Júnior; Taça Joaquim Janeiro, prova prática de serviço de restaurante que homenageia um grande profissional do serviço; Troféu Gilberto Mira – Futuro Escanção, prova que consiste na apresentação e serviço de vinho e que homenageia um reconhecido profissional do serviço; Empreendedorismo; Cozinheiro Vegetariano; Cozinheiro Bio.

Na categoria “Bar”, Rodrigo Pires (EHT Coimbra) conquistou o primeiro lugar, seguido por Petra Sequeira (EHT Estoril) e Rafael Monteiro (EHT Lisboa). Já no desafio “Barista”, Geronimo Vallejos ( EHT do Oeste) garantiu o primeiro lugar, com Pedro Costa (EHT de Portimão) e Pedro Sequeira (EHT Douro-Lamego) a completarem o pódio.

O título de “Cozinheiro Aprendiz” foi atribuído a Tiago Neves (EHT de Coimbra) acompanhado por Pedro Tomé (HT de Coimbra) e Daniel Sintra (EHT de Portimão). No exigente “Decathlon”, que testa múltiplas competências, Rodrigo Sequeira (EHT do Douro-Lamego) levou a melhor, com Salvador Cardoso (EHT do Oeste) e Guilherme Velez (EHT de Portalegre) logo atrás.

Na área “Turismo”, Rita Camacho (EHT do Oeste) destacou-se, com Sara Sousa (EHT de Coimbra) e Brayner Lopes (EHT de Lisboa) a garantirem o segundo e terceiro lugares, respetivamente. No setor de “Alojamento Hoteleiro”, Rodrigo Palma (EHT de Lisboa) subiu ao topo do pódio, seguido por Ana Cunha (EHT Estoril) e Inês Bernardino (EHT de Setúbal).

O prémio de “Gestão Hoteleira” foi para Leonardo Oliveira (EHT de Portalegre), com Silvana Carvalho (EHT do Porto) e Gil Buchinho (EHT de Lisboa) a completarem o top três. Já na categoria “Pasteleiro Júnior”, Ângela Vieira (EHT do Algarve) conquistou o primeiro lugar, com Carolina Rodrigues (EHT de Portalegre) e Catarina Seara (EHT do Estoril) a assegurarem as posições seguintes.

A “Taça Joaquim Janeiro” foi atribuída a Marharyta Mateishena (EHT de Portimão), seguida por Sofia Matos (EHT do Porto) e Joana Veloso (EHT de Coimbra). No desafio “Futuro Escanção (Troféu Gilberto Mira)”, Nuno Ferraz (EHT do Porto) levou a distinção máxima, seguido por Márcio Costa (EHT de Coimbra) e Rafael Caeiro (EHT de Setúbal).

A inovação também foi premiada, com Afonso Costa (EHT de Lisboa) a vencer na categoria de “Empreendedorismo”, seguido por Jair José (EHT do Douro-Lamego) e Ana Afonso (EHT de Setúbal).

No domínio da cozinha especializada, Anastácia Pereira (EHT de Lisboa) foi distinguida como “Cozinheira Vegetariana”, com Leonor Tarenta (EHT de Coimbra) e Lucas João (EHT do Porto) a garantirem as restantes posições do pódio. Por fim, o título de “Cozinheiro Bio” foi para Vítor Rodrigues (EHT de Viana do Castelo), seguido por Rute Condesso (EHT de Portalegre) e João Leal (EHT do Algarve).

Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, lembra que “esta competição não só celebra o talento emergente, como reforça o compromisso das Escolas de Hotelaria e Turismo do Turismo de Portugal em formar profissionais de excelência, preparados para os desafios do setor. Além de reconhecer o mérito dos participantes, este evento é um incentivo à inovação e à valorização das profissões do turismo, fundamentais para a competitividade e sustentabilidade do destino Portugal.”