Já são conhecidos os resultados da terceira edição do Índice da Excelência, um estudo desenvolvido pela Neves de Almeida / HR Consulting para traçar um quadro do clima organizacional e apontar as empresas que mais se destacam. Os resultados, baseados nas respostas dos colaboradores de quase duas centenas, apontam quais os fatores de retenção de talento nas organizações e permitem potenciar boas práticas de gestão.
Na categoria das Grandes Empresas (mais de 251 colaboradores), no TOP 10 identificado surgem duas empresas do setor do turismo: o Grupo Hotéis Real posiciona-se no 3º lugar e os Altis Hotels estão em 7º lugar.
Já no que diz respeito às Médias Empresas (entre 51 e 250 colaboradores), o destaque no setor do turismo vai para o Penha Longa Resort, que ocupa a 7ª posição do ranking de 10.
Há ainda lugar para os vencedores por setor e, no setor da Hotelaria, Turismo, Desporto e Ensino o grande vencedor é o Penha Longa Resort.
“O destaque obtido pelas empresas vencedoras neste Índice da Excelência 2018 torna-se a evidência da importância que as mesmas atribuem ao desenvolvimento dos seus colaboradores e à implementação de processos eficazes de gestão organizacional. O resultado é a satisfação destes profissionais e uma relação bem-sucedida entre a organização e as suas Pessoas, com o impacto natural da mesma numa estratégia alargada de atuação”, diz Pedro Rocha e Silva, Partner da Neves de Almeida | HR Consulting.
O estudo desenvolvido integrou as respostas a questionário de colaboradores oriundos de cerca de 200 empresas participantes. As conclusões obtidas possibilitam determinar quais as empresas que apresentam um melhor clima organizacional e que se destacam como entidades de excelência em Portugal, mas igualmente dar a cada empresa participante a oportunidade de adquirir informação relevante para a identificação de áreas fortes e de melhoria na gestão do seu ativo humano e os seus principais fatores de retenção. Permite às organizações terem noção do nível de satisfação dos seus colaboradores face a diferentes áreas de atuação, medir o nível de compromisso dos colaboradores com a organização e identificar o seu Fator X – aquele (ou aqueles) fator(es) em que se destacam pela positiva.
A metodologia de avaliação desenvolvida integra a análise de dimensões complementares da excelência do relacionamento com os colaboradores, da dinâmica organizacional, processos, clima e gestão de recursos humanos.